APRENDIZAGEM EM GENÉTICA HUMANA: produção de vídeos de animações para o ensino de anomalias cromossômicas
Genética, Anomalias cromossômicas, estratégia de metodologia ativa, Animação, cultura Maker
Genética é a ciência da hereditariedade, ramo que estuda os mecanismos de transmissão e variação dos caracteres. Esta ciência mostra-se com grande relevância em diversos aspectos do cotidiano. No entanto, possui uma variedade de conceitos pouco intuitivos e abstratos, fatores estes que dificultam a construção de habilidades e competências relacionadas a este tema. Na perspectiva de minimizar estas dificuldades, o presente trabalho propõe a construção uma estratégia de metodologia ativa para otimizar a aprendizagem sobre as anomalias cromossômicas. Esse preceito vem em consonância com o documento normatizador da educação básica, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prevê o desenvolvimento de habilidades e competências na área da genética, utilizando ferramentas digitais. Nesse contexto, a criação de vídeos de animações a partir da utilização do celular e aplicativos gratuitos pode trazer novas perspectivas ao ensino promovendo significação durante a construção desses conhecimentos. Assim, enfatizar a construção dos conhecimentos teóricos de forma prática, pode instigar a criatividade do aluno e sua expertise em usar recursos disponíveis para a criação de instrumentos teórico-práticos digitais, baseando-se num ambiente cooperativo. Esse raciocínio teórico pode ser denominado de “Cultura Maker” (aprender – fazendo).