SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA A APRENDIZAGEM EM ECOLOGIA
Ensino de Biologia, Ecologia, Ensino Investigativo.
Buscar novas maneiras para facilitar o processo de ensino-aprendizagem para os nossos
estudantes é o desafio de professores e daqueles que almejam uma educação de qualidade.
Modelos de ensino pouco eficientes que não deixam os nossos alunos como protagonistas de
seu processo de aprendizagem precisam ser revistos e se possível substituídos, o que deixa
claro a necessidade de outras iniciativas. No ensino de Biologia muitos alunos reclamam a
forma como os conceitos são explorados na escola, seja pela complexidade do conteúdo ou
pelo método que é utilizado, o que deixa as aulas desestimulantes, pouco atraentes e muitos
acabam taxando como uma disciplina chata e conteúdo de difícil compreensão. Pensando em
contrapor esse olhar sobre o ensino de Biologia, em particular a ciência da ecologia com seus
conceitos imprescindíveis para um ambiente equilibrado, e contribuir para um ensino de
qualidade, o presente trabalho realizou uma busca na literatura sobre a temática e
concomitante confeccionou um produto didático cuja proposta de ensino faz o uso de
atividades sequenciais pautadas no Ensino Investigativo, para ser implementado em alunos do
Ensino Médio. O produto é um Guia Didático com as atividades para auxiliar a docência em
suas práticas, além de um estímulo na produção de seu próprio roteiro de aula, e com o
propósito de facilitar para os alunos a compreensão e a aquisição do conhecimento científico
sobre a ecologia.