Supermercado como espaço não formal para o ensino de Botânica: sequência didática para aprendizagem ativa no ensino médio
Espaços não formais de ensino; metodologias ativas; morfologia vegetal
O ensino de botânica tornou-se um verdadeiro desafio para alunos e professores na educação básica. Os motivos são extremamente variados, acredita-se que metodologias tradicionais pautadas em aulas meramente descritivas, onde o aluno é apenas um agente passivo no processo de ensino e aprendizagem, tem se mostrado um dos obstáculos para o ensino de botânica. Conteúdos e metodologias no ensino médio são voltados, quase que exclusivamente, para a preparação do aluno para os exames vestibulares, em detrimento da formação para o exercício da cidadania e para a progressão no trabalho e em estudos posteriores. Esta pesquisa, objetiva investigar se uma sequência didática de botânica, que utilize um supermercado como espaço não formal de ensino, pode favorecer a aprendizagem ativa sobre organologia vegetal. Será aplicada uma sequência didática, distribuída em seis momentos, junto a uma turma de 2º ano do ensino médio, com o intuito de promover maior envolvimento dos alunos pela botânica.