A INTERFACE SOB O OLHAR DO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA SEQUÊNCIA INVESTIGATIVA E NECESSÁRIA EM ECOLOGIA
Ensino de Biologia, Ensino Investigativo, Metodologia ativa.
Buscar novas maneiras para facilitar o processo de ensino-aprendizagem para os nossos
estudantes é o desafio de professores e daqueles que almejam uma educação de
qualidade. Modelos tradicionais têm se demonstrado pouco eficientes para as exigências
da sociedade contemporânea, o que deixa claro a necessidade de outras iniciativas. No
ensino de Biologia esse modelo é habitual, o que deixa as aulas desestimulantes, pouco
atraente e chata para muitos estudantes. Pensando em contrapor esse olhar sobre a
Biologia e contribuir para um ensino de qualidade é que o presente trabalho pretende
analisar o uso de atividades sequenciais pautadas no Ensino Investigativo, em alunos do
terceiro ano do Ensino Médio em uma escola de rede pública estadual de ensino, com o
enfoque temático voltado para a Ecologia. Como produto desta iniciativa, será
elaborado um guia didático com atividades para auxiliar a docência em suas práticas de
sala de aula.