SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA:UMA PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PARA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA
Educação Básica; Evolução biológica; metodologia ativa.
Theodosius Dobzhansky, um dos biólogos evolucionistas de mais destaque do século XX, afirmava que “nada na biologia faz sentido exceto à luz da evolução”, o que significa que a evolução biológica é essencial para entendermos qualquer área da biologia em um sentido amplo, já que os organismos podem ser modificados através da história evolutiva em todos os seus níveis, desde as sequências de DNA até seu comportamento. Esse trabalho tem como objetivo elaborar uma Sequência Didática Investigativa (SDI) com conceitos-chave em evolução biológica e discutir sobre as contribuições do ensino por investigação dentro desta temática na formação do pensamento crítico dos estudantes. A SDI será voltada aos professores da educação básica e poderá ser aplicada em turmas de 2° ou 3° anos do Ensino Médio. A proposta tem como base a abordagem investigativa para que os docentes diversifiquem as suas estratégias de ensino para despertar a curiosidade e a criatividade dos estudantes, orientando-os a pesquisarem novas metodologias que se adaptam a realidade dos alunos, bem como incentivar a promoção de atividades experimentais que possam estimular e ajudar aos discentes na compreensão dos conceitos e no entendimento do fazer científico.