APLICAÇÃO DE ELEMENTOS DE GAMIFICAÇÃO E JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO
Gamificação, Ensino de biologia, Prática pedagógica
A educação hoje está passando por um processo de readaptação, pois os alunos possuem mais acessibilidade a informações e tecnologias portáteis que desviam sua atenção durante a aula, já que preferem se distrair nas redes sociais e jogos eletrônicos. Então, é importante que professores adotem práticas pedagógicas que permitam aproximar esse cotidiano do alunado a realidade da sala de aula, e é nesse contexto que se insere a gamificação, que é uma estratégia de ensino a qual se utiliza elementos e metáforas originárias de videogames. Neste trabalho será desenvolvido um levantamento bibliográfico que possibilite compreender e definir o que é gamificação e consequente associação de jogos com o ensino aprendizagem. Além disso, será também aplicada essa prática em uma turma de primeiro ano regular de ensino médio e primeira etapa do ensino para jovens e adultos (EJA) seguida de avaliação para discussão dos resultados obtidos utilizando o método de validação Intrinsic Motivation Inventory(IMI). Embora esse tema gamificação esteja em crescimento na prática educacional, o número de pesquisas publicadas na área do ensino da biologia ainda é muito pequeno, então é de fundamental importância o levantamento de dados que investiguem e apontem indicadores dessa prática metodológica no ensino de biologia. O trabalho terá como objetivo criar um modelo conceitual para o desenvolvimento da prática de gamificação no ensino de Biologia para o ensino médio, bem como investigar o desempenho dos estudantes de ensino médio de uma escola estadual no Pará após sua aplicação.