MODELAGEM DIDÁTICA PARA APRENDIZAGEM ATIVA DE SÍNTESE PROTEICA NO ENSINO MÉDIO.
Ensino-aprendizagem; Biologia molecular; Protagonismo estudantil; Modelo didático.
O ensino de síntese proteica nas aulas de Biologia é prejudicado por inúmeros fatores, porém a complexidade do conteúdo e a dificuldade em transmitir algo tão abstrato são um dos maiores problemas. Sendo assim, esse trabalho busca aproximar o conhecimento do processo de síntese proteica à realidade dos alunos, de forma que eles venham a participar da construção do seu aprendizado e não apenas decorar conceitos. O objetivo dessa pesquisa é, portanto, promover a qualidade do ensino de biologia molecular por meio de uma estratégia de modelagem didática para aprendizagem ativa no ensino médio. A Sequência Didática Investigativa será desenvolvida em seis aulas com uma turma de 3º ano do Centro de Ensino Rio Amazonas, em João Lisboa, Maranhão. Assume-se o estudante como protagonista da construção do seu próprio conhecimento científico e o docente como mediador desse processo.