Banca de QUALIFICAÇÃO: RAQUEL DO ESPIRITO SANTO AGUIAR DO NASCIMENTO

DISCENTE: RAQUEL DO ESPIRITO SANTO AGUIAR DO NASCIMENTO
DATA: 29/05/2024
LOCAL: Instituto de Ciências Biológicas

HERBÁRIO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BOTÂNICA: Uma proposta de sequência didática investigativa.

Ensino de botânica; Herbário didático; Técnicas de herborização; Exsicatas; Aulas práticas; Sequência didática; Ensino investigativo.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

As aulas de Biologia apresentam um grande potencial para a construção de conhecimento, principalmente quando consideradas as experiências dos estudantes. Muitos conteúdos estão sendo ensinados de forma a não despertarem o desejo de aprender. Uma das dificuldades observadas é em relação aos conteúdos de botânica, tema de grande relevância, principalmente na atualidade, onde questões ambientais estão em foco. Uma estratégia de aprendizagem que poderá ser usada é trabalhar esses conteúdos através de sequência didática
que envolva atividades de práticas com coleta de materiais e montagem de material didático, como exsicatas em um herbário. Esse trabalho propõe uma sequência didática, envolvendo os conteúdos de botânica e meio ambiente. As atividades apresentam uma abordagem investigativa para serem trabalhadas com os estudantes de ensino médio. São atividades que utilizam da construção de um “herbário didático” como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem em aulas de botânica no ensino básico, a ser desenvolvido em uma escola da zona rural no município de Bragança- Pa. Para isto, pretende-se aplicar uma sequência didática- SD com atividades teóricas e práticas e que culmine com a produção de um herbário didático, utilizando técnicas de herborização e associando esse processo ao ensino da botânica, com intuito de despertar o interesse em relação aos conteúdos da disciplina. Serão realizadas aulas teóricas e práticas com coleta de material botânico no interior da escola e espaços adjacentes, além de oficinas para a confecção e identificação de exsicatas, construção do herbário didático e apresentação do material produzido.

Interno - 1779426 - ANA CRISTINA ANDRADE DE AGUIAR DIAS
Interno - 799.938.502-68 - DANIELLY BRITO DE OLIVEIRA - UFPA
Externo ao Programa - 2251542 - JANAINA GELL DE PONTES VIEIRA
Presidente - 2270621 - ROBERTA MACEDO CERQUEIRA