Banca de DEFESA: MONIQUE POLIANE MARTINS

DISCENTE: MONIQUE POLIANE MARTINS
DATA: 23/05/2024
LOCAL: Instituto de Ciências Biológicas

INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A APRENDIZAGEM DE ALUNAS E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Ensino de Biologia. Infecções Sexualmente Transmissíveis. Sexualidade Humana. Aprendizagem Ativa.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

A simples transferência do conteúdo abordado nos livros didáticos, de forma prescritiva e descontextualizada, pouco induz as/os alunas/alunos a um pensamento crítico e autônomo, repercutindo negativamente no processo de ensino e aprendizagem de Biologia, sobretudo no desenvolvimento de temas referentes à sexualidade humana, regularmente carregados de mitos, estereótipos e preconceitos. Nesse contexto, este estudo propõe uma Sequência Didática como Produto Educacional para a aprendizagem de alunas e alunos do Ensino Médio sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis. Seu objetivo é que a Sequência Didática sirva como estratégia metodológica facilitadora da aprendizagem sobre essas infecções sexuais para esse público alvo. O estudo possui abordagem qualitativa, baseando-se na compreensão das dinâmicas de aprendizagem que reúnem experiências pessoais, leitura de mundo e relações sociais, em colaboração ao conhecimento científico, e é assumidamente de cunho exploratório sobre os temas trabalhados. Para tanto, foi dividido em duas etapas que compreendem: 1) o levantamento da literatura científica com os registros teórico-metodológicos que norteiam o objeto de estudo, o Ensino de Biologia e a Sequência Didática e 2) a proposta do Produto Educacional elaborado como estratégia de ensino e aprendizagem sobre a temática. A Sequência Didática é proposta para execução em seis etapas que incluem: 1) levantamento do conhecimento prévio das/dos alunas/alunos; 2) problematização; 3) contextualização; 4) sistematização; 5) avaliação e 6) comunicação científica, com atividades baseadas na Aprendizagem Ativa que incentiva o protagonismo das/dos alunas/alunos, como a confecção de Mapas Mentais e Mapas Conceituais e a Aprendizagem Baseada em Equipes. Em tempos atuais, é imprescindível perceber que não há aprendizado significativo em Biologia exclusivamente pela memorização. É vital a contextualização da realidade para que as aprendizagens possam ser sentidas na vida cotidiana das/dos alunas/alunos, e estas/estes possam assumir condutas pertinentes em uma sociedade letrada. Assim, é desafio a luta por impedir a dissolução de conhecimentos caros da Biologia e necessários à vida e produzir práticas pedagógicas contextualizadas, problematizadoras que atendam às singularidades de alunas/alunos que vivem em um mundo célere na circulação de informações, e que impactam em uma escola que parece ainda não estar preparada para essa realidade.

Interno - 2696109 - ADRIANA COSTA GUIMARAES
Presidente - 1780075 - ROSEANE DO SOCORRO DA SILVA MATOS FERNANDES
Externo ao Programa - 2478712 - VILMA NONATO DE BRICIO
Notícia cadastrada em: 23/05/2024 09:15