REPRESENTAÇÕES DO AGRONEGÓCIO NA MÍDIA: UM ESTUDO CRÍTICO SOBRE A PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA PEÇA “AGRO: A INDÚSTRIA-RIQUEZA DO BRASIL
Mídia. Representação. Agronegócio. Multimodalidade. Transitividade.
A presente pesquisa analisa o discurso do agronegócio no Brasil, sua prática discursiva mercadológica e seus possíveis efeitos ideológicos, a partir da propaganda publicitária veiculada na mídia televisiva denominada “Agro: a Indústria-Riqueza do Brasil”. Faz-se necessário problematizar essas práticas discursivas que seguem a lógica da globalização, questionando-se: que práticas discursivas são construídas nas propagandas “Agro: a Indústria-Riqueza do Brasil, que tematizam os produtos “Dendê, Mandioca e a Palmeira (Açaí)”? Como os sujeitos são representados e que ações reais são colocadas em prática através desse discurso? Para tanto, este estudo tem como objetivo geral compreender os sentidos construídos nas práticas discursivas das propagandas “Agro: a Indústria-Riqueza do Brasil”, que tematizam os produtos “Dendê, Mandioca e a Palmeira (Açaí)”. No que diz respeito aos objetivos específicos, propõe-se: analisaros recursos semióticos (texto e imagem) usados nas propagandas. Identificar as representações construídas nessa prática discursiva e analisar os aspectos ideológicos presentes nessa representação. A metodologia consiste no uso da pesquisa documental, de natureza qualitativa, fundamentada nos aportes teórico-metodológicos da Análise de Discurso Crítica (ADC) de Fairclough (1989, 1995, 2001, 2003a) e Chouliaraki & Fairclough (1999), que combinam a análise de textos com a análise social, fazendo uso de categorias de análise voltadas para uma abordagem Crítico-Social. Dessa forma, a análise apresentada está centrada no Significado Representacional mantendo relação com os outros momentos da prática discursiva. O corpus da pesquisa origina-se de um material constituído em vídeos, que apresentam um tema específico relacionado à agricultura, à pecuária e a serviços do setor agroindustrial. Assim, foram utilizados frames (recortes) de 3 (três) vídeos publicados na mídia, respectivamente, nos anos de 2017, 2018 e 2020, com base nos seguintes critérios: I - Temas que falam sobre produtos produzidos na Amazônia brasileira, especificamente no Estado do Pará, e que estejam relacionados às práticas dos atores sociais (Povos e comunidades tradicionais) da Região do Baixo Tocantins, na Amazônia paraense. II - Temas que tragam em sua composição produtos que tenham relevância social, cultural, política e econômica para a região do Baixo Tocantins. III - Temas que abordam em sua composição elementos linguísticos ou visuais, os quais possibilitem uma leitura crítica sobre o contexto de situação e o contexto cultural intrínsecos na propaganda do agronegócio com base nesses critérios, os temas escolhidos são o Dendê, a Mandioca e a Palmeira (Açaí). O estudo leva em consideração o contexto de produção discursiva (mídia), o caráter multimodal dos textos publicitários e seus modos semióticos, focalizando tanto o sistema linguístico, quanto o papel das imagens na construção das representações no texto. A análise do Significado Representacional na linguagem verbal foi realizada através da Transitividade, categoria relacionada à Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY & MATTHIESSEN, 2004) e a Metafunção Ideacional que consiste em analisar quem faz o quê, a quem e em que circunstâncias. Em relação ao Significado Representacional na linguagem visual, as categorias utilizadas são as pertencentes à Gramática do Design Visual (KRESS & VAN LEEUWEN, 2006). Para compreender os efeitos causais desse discurso na prática social, a ADC recorreu ao conceito de ideologia segundo Thompson (1995) por ela ser de natureza hegemônica. Os resultados apontam que as práticas discursivas são constituídas no texto por meio dos processos relacionais e materiais; e, no modo visual, constituem-se pelos processos narrativos e conceituais