A IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ABAETETUBA:O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COMO FIO CONDUTOR
Estado. Políticas Públicas. Sistema Municipal de Educação.Conselho Municipal de Educação. Legislação Educational.
Esta pesquisa tem como tema “A Implementação do Sistema Municipal de Educação de Abaetetuba: O Conselho Municipal de Educação como Fio Condutor”, tendo como objetivo: investigar a implementação da Lei do Sistema Municipal de Educação de Abaetetuba no período de 2017 a 2019. O seu resultado possibilitou melhor compreensão das ações que estão sendo implementadas e desenvolvidas para a organização do ensino no Município, suas bases legais, políticas, limites, possibilidades, contradições e limitações no processo de implementação da Lei Nº 490/2017, de 17 de fevereiro de 2017, que institui o Sistema Municipal de Educação de Abaetetuba, analisando os principais desafios da educação municipal. Discute a descentralização do Estado, a autonomia do município para organizar uma rede de escolas mantidas e administradas pelo poder municipal e as de Educação Infantil da rede privada. Considerou a pesquisa qualitativa de cunho teórico-bibliográfica, análise documental e entrevista. Subsidiada pelo caminhar investigativo, considerou os aspectos teóricos sobre a reflexão do papel Estado, Políticas Públicas e a Legislação Educacional a partir da competência do ente federado município, emum processo histórico-geográfico e de participação social. Os dados levantados evidenciam a realidade educacional no âmbito do Sistema Municipal de Educação de Abaetetuba evidenciando avanços, contradições e obstáculos no processo de implementação do referido sistema, tendo na dinâmica do Conselho Municipal de Educação, o eixo condutor das políticas educacionais no âmbito do município, frente às bases legais e a realidade educacional no espaço/tempo da pesquisa.