AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE SURDOS NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI/PA.
Educação Especial, Inclusão, Política Pública.
O debate sobre a questão das políticas públicas de inclusão escolar é corrente e passa, necessariamente, pela reflexão mais ampla sobre os grupos que têm sido localizados nos discursos correntes da exclusão social e pela reflexão sobre a questão do direito a educação de grupos que têm sido afastados de tal direito. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo conhecer sobre as políticas públicas de educação especial na perspectiva inclusiva voltadas para alunos surdos no município de Igarapé-Miri/PA, a partir das experiências de implantação pela secretaria municipal de educação, procurando dar visibilidade as políticas inclusivas de educação especial locais, suas implantações e suas contribuições no processo educativo. Optamos em desenvolver o processo metodológico deste estudo fundamentado em uma abordagem qualitativa clássica de acordo com os pressupostos de Chizzotti (2009), Lüdke e André (2015) e Minayo (2001), com a tarefa de proporcionar novas compreensões sobre a política pública de Educação Especial. A escolha dessa abordagem também foi motivada por não nos caber fazer julgamentos e nem permitir que conceitos já formados influencie na pesquisa. Assim, a pesquisa qualitativa foi de suma importância para o estudo de nosso problema proposto, pois nos concedeu obter um compartilhamento de informações junto aos envolvidos no processo, propiciando um contato direto entre pesquisador e o seu objeto de pesquisa. Além de ser uma abordagem abundante em dados descritivos a qual dá visibilidade a realidade contextualizada e complexa. Levando em consideração que as técnicas de coleta de dados devem oportunizar uma interação entre o pesquisador, os sujeitos informantes e a pesquisa que está sendo realizada, além de estar alinhada a estratégia de pesquisa, foi utilizado como técnicas de pesquisa: a análise documental, a observação e a entrevista. O referencial teórico do trabalho está alicerçado nos estudos do direito à educação inclusiva das pessoas surdas e das políticas públicas que contempla esses sujeitos, sobretudo os estudos de Mantoan(2015), Mazzota (2011), Skliar (1998), Jannuzzi (2012), Chrispino(2016), Muller e Surel (2002), as legislações internacionais e nacionais. Os resultados preliminares da pesquisa permitem destacar que as políticas de educação especial na perspectiva inclusiva Miriense, em sua relação com as ideias de inclusão divulgadas em nível internacional e nacional possibilitou sua implantação no ano de 2008, contudo destacamos que implementar políticas públicas não é algo fácil, demanda recursos financeiro, organização, gestão, formação, persistência e união de todos os autores envolvidos no processo.