AGRICULTURA E REDES SOCIAIS: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS DE MARKETING PARA UMA FEIRA DE AGRICULTURA FAMILIAR NO AMBIENTE VIRTUAL
Marketing. Facebook. Agricultura familiar.
Esta pesquisa investiga as estratégias de marketing utilizadas em um site de rede social Facebook, “A-Feira Abaeté”, com o intuito de verificar os pontos que foram favoráveis e os desfavoráveis para a promoção da feira da agricultura familiar em Abaetetuba, no Nordeste paraense. Os objetivos específicos são: a) descrever os processos de marketing para agricultura familiar no site de rede social “A- Feira Abaeté”; b) analisar como as estratégias de marketing se desenvolveram na página; c) entender os percursos das interações entre as imagens e suas categorias, textos e contextos comunicacionais. Em termos teóricos, as compreensões sobre marketing e suas estratégias fundamentam-se nos trabalhos de Kotler e Armstrong (2007), Kotler e Keller (2002) e Torres (2009); discutimos também os conceitos de agricultura familiar, a partir de vários autores. Para alcançarmos os objetivos já mencionados, na primeira etapa foi feito trabalho de campo exploratório na feira, seguido de revisão de literatura. Devido tratar-se de um estudo de caso, e ao fato da pesquisa transcorrer quase toda em meio virtual, optamos Netnografia (KOZINET, 2014), fenomenologia (FRANÇA, 2016) a intertextualidade comunicacional (BRAIT, 2016) e (KOCH; ELIAS, 2016); na segunda etapa, propormos a mineração de dados (MINAYO, 2018). Entendemos que o marketing digital, para a pesquisa em questão, constitui-se como o objeto de estudo visando identificar as estratégias e as ferramentas utilizadas para a promoção dos produtos provenientes da agricultura familiar, comercializados na feira e divulgados no site de rede social Facebook no período de vinte e quatro (24) meses, entre 2017 e 2019. Os resultados parciais apontam que, ao decorrer dos meses, percebeu-se o aumento da aceitação do público quanto às postagens na página, as pessoas reagem positivamente através de comentários elogiando os produtos e feirantes, ocorrendo a comunicação positiva.