TERRITÓRIOS HETEROTÓPICOS: CARTOGRAFIA DOS DISPOSITIVOS DE DESEJOS NOS BANHEIROS ESCOLARES DA CIDADE DE ABAETETUBA/PA
Territórios heterotópicos. Cartografias. Banheiros escolares.Dispositivos de desejos. Devir animal.
Dissertação que problematiza o banheiro escolar como um território heterotópico dedispositivos de desejos.Diante desta problemática proponho, como objetivo geral, analisarquais as práticas e estratégias de poder aescola normaliza nos banheiros e nos corpos paracontrolar os desejos dos estudantes. Trago como questões norteadoras da pesquisa: Quaisestratégias são usadas para que o banheiro escolar sirva de artifício de normalização do corpoe do desejo? Por quais formas subversivas os desejos sexuais fixam-se nas trans(ins)criçõesdos banheiros escolares? Quais linhas de fuga são traçadas pelas micropolíticas de(a)normalização do desejo? Cinco foram as escolas públicas estaduais de ensino fundamentale médio que participaram da pesquisa, visto que outras cinco escolas negaram suaparticipação na realização da pesquisa em suas unidades escolares. Foram visitados, em todasas escolas, os banheiros masculinos e femininos (todos arquitetados dentro da normacis/hetero) e segundo relatos de funcionários que acompanharam a pesquisa, as mensagenstrans(ins)critas nas paredes dos banheiros foram feitas por alunos que fazem uso dos referidoslocais. Apesar dos banheiros serem espaços que estão sob constante vigilância (FOUCAULT,1987; BENTHAM, 2008), as trans(ins)crições que são feitas neles ocorrem com frequência eexpressam desejos e sexualidades dissidentes (BUTLER, 2016; PRECIADO, 2014), queescapam das normas hetero/cis de expressar desejos sexuais e constituem micropolíticas(GUATTARI; ROLNIK, 1996, GUATARRI, 1985) do cu. Durantes as viagens/visitações aosbanheiros escolares foram feitos registros fotográficos das mensagens, texto e desenhos, queestavam grafados nos referidos territórios. Compuseram a tessitura dessa cartografia o aporteteórico de autores como:Deleuze e Guattarri (2011,1996); Rolnik (2016), Silva (2015),Foucault (2014, 1998, 1979), Barbosa (1986), Machado (2009). Ao final da pesquisa apontopara deslocamentos que as entradas deste mapa cartográfico traçaram, na perspectivabiografemática, para Artistar novas Vidas e (in)concluo que as mensagens trans(ins)critas nosbanheiros escolares asseguram o anonimato da exposição dos desejos que traçam rizomas dedesejos outros e novas formas de existir e experimentar a vida e seus desejos.