ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA SOBRE A INCLUSÃO DE SURDOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ-CAMPUS DE ABAETETUBA: OLHARES DOCENTES
Discurso. Pessoa surda. Universidade. Inclusão.
Tendo em vista que a proposta Análise de Discurso Crítica interessa-se nos estudos de problemas sociais, os quais podem ser parcialmente sustentados pelo discurso, a temática da inclusão de surdos na universidade encontra caminho profícuo para essa articulação. Sobretudo quando se trata de compreender o objeto de estudo desta pesquisa, que é o discurso docente sobre a inclusão desses sujeitos, que historicamente foram invisibilizados e estigmatizados, e hoje ocupam seu lugar social na universidade, adentram os espaços sociais antes nunca sonhados. Diante do fato da inserção de pessoas surdas na universidade, objetiva-se nessa investigação analisar as representações sobre a inclusão de alunos surdos, materializadas discursivamente por professores universitários. Como objetivos específicos, pretende-se: Verificar como os docentes identificam e representam a pessoa surda em suas manifestações discursivas; Compreender de que modo a inserção de pessoas surdas na universidade reflete no trabalho docente e por fim, verificar como se reproduz ou se minimiza discursivamente a inclusão de surdos na universidade. A pesquisa está ancorada teórica e metodologicamente na Análise de Discurso Crítica (ADC). As bases teóricas da ADC encontram referências em Fairclough (2001; 2003) Chouliaraki e Fairclough (1999); Resende (2009); Resende e Vieira (2006; 2016), que consideram o discurso como parte integrante da prática social. Para a discussão sobre identidades nos pautamos em Hall (2006), Castells (2001), Silva (2000), Woodward (2000). Thompsom (2011) por sua vez, contribui com os postulados sobre ideologia. Para as reflexões sobre a inclusão de pessoas surdas, contribuem Skliar (1997; 2003; 2013); Lacerda (2000; 2014), Quadros (2004; 2008), Perlin (2003). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo a análise de discurso crítica como metodologia de análise dos dados, na tentativa de compreender o objeto investigado. O lócus da pesquisa foi a Ufpa-Campus de Abaetetuba, os sujeitos da pesquisa foram alguns docentes do curso de Pedagogia. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevista e observação, bem como algumas notas de campo. Os resultados apontam que os docentes não se sentem suficientemente preparados para atuar junto aos discentes surdos. Nesse sentido, o profissional intérprete é identificado como figura primordial para garantir acessibilidade comunicacional das pessoas surdas. Os docentes entendem que a inclusão é importante na academia, porém asseveram a necessidade de formação continuada.