A participação dos movimentos sociais na execução do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Um estudo do curso de licenciatura e bacharelado em Geografia- PRONERA/UFPA.
Ação pública – Estado – Protagonismo – Educação do Campo- Movimentos Sociais
O objetivo desta pesquisa é identificar as contribuições dos movimentos sociais do campo na execução do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), após a institucionalização do programa por meio do decreto 7352/2010. A compreensão da participação dos atores na construção e efetivação de uma política pública nos ajuda a visualizar o contexto e as perspectivas ideológicas que estão por trás da constituição desta, uma vez que o modo como Estado e sociedade civil se inter-relacionam identifica o projeto de governo proposto pelo Estado. Por meio de uma pesquisa qualitativa, orientada por uma abordagem dialética mobilizamos autores que apresentam conceitos de Estado e Políticas Públicas relacionados aos contexto sócio-político e cultural. Na sequência nos detemos nos documentos que regulam o programa para visualizar a operação dele. Quais as aproximações e os distanciamentos desta operacionalização da motivação dos atores envolvidos na arena da política pública. As conclusões preliminares de nossa pesquisa indicam que o processo de institucionalização das demandas pelo Estado descaracteriza a essência das políticas, pois elas passam a ser controladas pelo Estado de forma a não contrariar os interesses elitistas dos grupos que sustentam as lideranças no poder, entretanto o movimento social organizado tem arquitetado estratégias para romper as barreiras burocráticas impostas pelo Estado