Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINEIDE GOMES RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARINEIDE GOMES RIBEIRO
DATA: 28/09/2024
HORA: 18:00
LOCAL: Video- Conferência
TÍTULO:

A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE) NO CONTEXTO DA REGIÃO NORTE: um estudo de caso no Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), em Abaetetuba/PA.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação. Política Educacional. PDDE. SOME.


PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta investigação científica possui como principal objeto de estudo o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) no contexto da Região Norte brasileira e focaliza no processo de implementação e efetivação dessa política no contexto do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) em escolas do campo de Abaetetuba/PA. Diante disso, este estudo objetivou analisar a implementação do PDDE na região Norte e, especialmente, no município de Abaetetuba/PA, em escolas do campo que ofertam o SOME. Para tanto, utilizou-se a abordagem qualitativa, a partir de uma revisão documental e bibliográfica e estudo de caso, com atores que fazem parte desse processo. Os resultados indicaram que o PDDE se estabeleceu como uma política educacional significativa, oferecendo apoio financeiro para a aquisição de bens e contratação de serviços para muitas escolas da região norte, porém, possui desafios a serem superados, como a falta de informação sobre o programa que culmina na inadimplência ou inexistência do Conselho Escolar, impedindo o recebimento de verbas. No caso de Abaetetuba, as escolas do campo, em estradas, ramais e ilhas, ofertam a educação básica por meio do SOME, mas possuem como dificuldades a ausência de um prédio próprio e os estudantes estão vinculados em escola polo urbana, inviabilizando o recebimento dos recursos diretamente nas unidades de ensino e, novamente, a falta de um Conselho Escolar contribui para a não adesão e não efetivação desse programa. Diante disso, nota-se que o PDDE é uma importante política educacional, porém, ainda é evidente a omissão do Estado para com as escolas do campo, incluindo as do âmbito do SOME, em especial no município de Abaetetuba. Assim, sugerem-se ações educativas para os membros das escolas sobre o PDDE, parcerias com contadores para tratar as questões financeiras, monitoramento regional e local, construção de prédios escolares para atender aos alunos do SOME, entre outros.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2153593 - AFONSO WELLITON DE SOUSA NASCIMENTO
Externo à Instituição - DEBORA MATE MENDES
Presidente - 2657468 - YVENS ELY MARTINS CORDEIRO
Notícia cadastrada em: 19/06/2024 09:35
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1