Memórias, Identidades e a Cidade: A trajetória de Docentes Egressos do Campus Universitário de Abaetetuba.
Amazônia; Campus Universitário de Abaetetuba; Cidade; Docente Egresso; Identidade; Memória.
A presente pesquisa visa compreender o contexto social, identitário e educacional do Campus Universitário de Abaetetuba sob o ponto de vista da memória dos seus egressos, como também a relevância desse processo à cidade. Nesse viés, a nossa investigação se caracteriza pela abordagem qualitativa e utilização de entrevistas semiestruturadas. Em relação aos objetivos, ela adere a metodologia da História Oral aliada aos métodos indutivo e dedutivo. O corpus de pesquisa é constituído por cinco Docentes Egressos do Campus Universitário de Abaetetuba, dos cursos de Letras/Língua Portuguesa, Pedagogia e Letras/Língua Espanhola, os quais foram entrevistados entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024. No presente trabalho, utilizamos como fundamentação teórica os conceitos de Memórias, Memória Coletiva e Individual segundo POLLAK (1989), HALBWACHS (1990) e LE GOFF (1994); identidades à luz de teóricos como HALL (2006, 2014), POLLAK (1992); e Cidades, diante da perspectiva de teóricos como AGIER (2011), HARVEY (2012) e LEFEBVRE (2013). Para a análise dos resultados da pesquisa de campo, realizamos as transcrições dos entrevistados a partir de tópicos estabelecidos através de roteiros de entrevista. Diante disso, relacionamos os trechos dos relatos orais entre si e com os conceitos basilares de Memórias, Identidades e a Cidade.