HOMOSSEXUALIDADES EM TRAJETÓRIAS DA DOCENCIA: NARRATIVAS DE DOCENTES INTERCRUZANDO GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO
Identidades; Escola; Homossexualidades; Docência.
Está dissertação discute as questões de gênero e sexualidade presentes nas narrativas de professores homossexuais. Através dessa discussão é possível compreender como se constitui as identidades desses sujeitos tanto no âmbito pessoal, social e profissional. A questão a ser investigada é como se constitui as formas de resistências de um docente homossexual dentro do território escolar?, tendo como objetivo questão a ser investigada: analisar como se constituem as formas de resistências de um docente homossexual dentro do território escolar O aporte teórico para realização dessa pesquisa foi construído a partir de autores/as como: Hall (2001), Butler (2003, 2019), Foucault (2004, 2019), Louro (1997, 1999), Ferrari (2005), Castro (2014), Moot (2003), Scott (1995) entre outros/as. A metodologia desse trabalho se constitui a partir de uma pesquisa narrativa, onde de forma pontual, essa pesquisa produziu e debruçou-se sobre um tipo particular de texto, aquele que por meio de uma entrevista narrativa conta as histórias de vida vivenciadas dentro da escola por docentes homossexuais. Quando trazemos à tona o debate sobre docência e homossexualidades precisamos considerar os grandes desafios enfrentados pelos/as indivíduos/as que assumem uma identidade que se diferencia e se distancia daquela que é considerada padrão, correta e socialmente aceita, o faz vivenciarem diariamente situações cruéis e desagradáveis de homofobia. Por isso, diante do contexto de lutas, exclusão e preconceitos vivenciado por docentes homossexuais, a problemática dessa pesquisa pretende investigar a partir das suas narrativas, as formas de resistências construídas para se manter existindo e resistindo dentro dos espaços sociais, neste caso, mais especificamente no território escolar.