FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA: UMA ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA DE PROFESSORES COM ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Educação Especial. EJA. Inclusão. Formação docente.
Essa dissertação tem como objetivo geral analisar como professores que atuam na modalidade da EJA constroem sua prática junto aos alunos PAEE. E tem como objetivos específicos: Compreender como os professores percebem a formação em serviço; refletir como os professores percebem sua atuação junto aos alunos Público-
Alvo da Educação Especial (PAEE) na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na perspectiva inclusiva e identificar a formação inicial e continuada dos professores. Para construção do referencial teórico é crucial utilizarmos autores que trazem reflexões pontuais em torno dos temas propostos, por isto, Haddad e Pierro (2000), ajudam na construção histórica da EJA no Brasil. Picollo (2022), reflete sobre a compreensão da representação da sociedade sobre a pessoa com deficiência; Nóvoa (2022) faz apontamentos sobre formação inicial e continuada; Freire (1996), com a perspectiva de educação libertadora. A pesquisa é natureza qualitativa, baseado em Minayo (2007); Flick (2008), e coleta de dados Minayo e Costa (2018), são referências essenciais, para nortear as formas de realizar e produzir a entrevista semiestruturada, para tratamentos dos dados iremos utilizar a análise de conteúdo, Bardin (2016), para alcançar os objetivos propostos, fundamentados no paradigma sobre a inclusão educacional e a complexidade da formação docente, este estudo destaca que o processo de ensinar não se restringe a um grupo de alunos homogêneos, em um mesmo nível de ensino, mas pelo direito dos alunos PAEE estarem regularmente matriculados em qualquer modalidade de ensino.