MULHERES SURDAS E OS DESAFIOS DE UMA ASCENSÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO DE CASOS EM IGARAPÉ-MIRI/PA
Educação e Acessibilidade; Mulheres Surdas; Ressignificação.
A presente pesquisa tem como objetivo investigar como ocorreu o processo educacional de três mulheres surdas do município de Igarapé-Miri/PA, destacando quais dificuldades foram enfrentadas por elas, que fatores contribuíram para que elas
conseguissem ascender ao ensino superior e se, esse processo contribuiu para que houvesse uma ressignificação do papel social que cada uma delas ocupa em sua comunidade? Enfatizando o protagonismo dessas mulheres a partir das de suas narrativas de vida e compreender o processo vivido por cada uma, destacando sua participação de forma positiva e ativa nos diversos segmentos da sociedade, no que diz respeito aos saberes culturais, educação, política e a luta por seus direitos. Partindo do pressuposto que: Nossas narradoras tiveram inúmeros percalço no processo educacional vivido por cada uma delas, traçamos como hipótese de que a educação teve grande influência em suas vidas, tomado como bases teórica para essa hipótese o que preconiza Freire “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Dessa forma, analisamos as trajetórias de vida e escolarização dessas mulheres a partir de seis áreas, sendo: Sociocultural; Socioeconômico; Gênero; Acessibilidade; Relações Humanas e Violência. A metodologia abordada na pesquisa será a de bricolagem, uma vez que abordaremos questões tão delicadas e indefinidas como: Relações Humanas, Subjetividades, Identidade, Gênero e acessibilidade. Para Kincheloe (2007) A metodologia de bricolagem “é uma forma de fazer ciência que analisa e interpreta os fenômenos a partir de diversos olhares existentes na sociedade atual, sem que as relações de poder presentes no cotidiano sejam desconsideradas”. A abordagem metodológica que será a qualitativa, uma vez que esse tipo de abordagem tende a proporcionar uma visão mais ampla tanto das pessoas que participam desse processo, quanto do espaço onde elas estão inseridas. De igual modo usaremos os conceitos da história oral e da análise do discurso. A pesquisa fundamenta-se nos aportes teóricos de autores como Freire (2007), (2019) e (2015); Thompson (1992); Kincheloe (2007) e outros autores uma vez que a q pesquisa ainda está em fase de elaboração.