O SABER TECNOLÓGICO E A CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES DOCENTES
Saber Tecnológico. Identidades Docentes. Programa Proinfo Integrado. Práticas Pedagógicas
O objeto desta dissertação são as identidades docentes refletidas nas práticas pedagógicas dos docentes egressos das formações do Programa Proinfo Integrado, o qual foi eleito pela necessidade de compreender como se constitui identidades profissionais a partir de formações através de Programa governamentais nas escolas públicas de educação básica brasileiras. O objetivo estabelecido para essa compreensão se propõe analisar a relação entre a prática pedagógica e a constituição das identidades docentes a partir das formações do Programa Proinfo Integrado. Ainda foram estabelecidos os objetivos específicos a fim de compreender as informações produzidas. São eles: Analisar as influências dos processos formativos do Programa Proinfo Integrado nas práticas dos professores; Refletir os tipos de identidades que os cursos Proinfo estão constituindo nos docentes; Examinar se as formações oferecidas pela Secretaria de Educação através do Núcleo de Tecnologia Educacional contemplam as necessidades dos professores da rede estadual no município de Abaetetuba.As discussões realizadas puderam contar com contribuições teóricas de autores como Hal (1999), Levy (2010), Castels (2000), os quais subsidiaram nas reflexões sobre as transformações socioculturais da sociedade pós-moderna, Kenski (2009), Freire (2007), Costa (2009) sobre a importância das tecnologias educacionais no processo ensino/aprendizagem, Tardif (2014), sobre saberes pedagógico: Morin (2014), Valente (1999), a respeitos do saber tecnológico e Silva (2000) e Castels (2018) que contribuíram quanto as discussões sobre a constituição de identidades, dentre outros citados ao longo do trabalho. Dialogando com o referencial teórico apresentado, utilizei como método a netnografia, Kozinets (2014) e Hine (2005), o que se pauta essa metodologia é a observação de registros virtuais, a escritura e tradução das informações produzidas. Como resultados provisórios, indico que as formações do Programa Proinfo produziram novas identidades profissionais. Pois, ao fazerem a aquisição do saber tecnológico,os docentes passam por mudanças de pensamento e formas exercer à docência, em plena sociedade do século XXI, pautada pelas interações digitais na forma se comunicar e existir