SABERES TRADICIONAIS QUILOMBOLAS E A POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTENCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL: o caso do Arapapuzinho (Abaetetuba-PA)
Políticas Públicas, Assistência Técnica, Comunidades Quilombolas, Saberes Locais, Agricultura Familiar.
Os povos quilombolas perseveram na luta pela constituição de direitos e, apesar de algumas conquistas, ainda se encontram em vias de gozá-los plenamente. E com a efetivação da ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) no território que vem carregada de conhecimentos técnicos científicos e os quilombolas com o saber da empiria no desenvolvimento da agricultura, partimos do seguinte questionamento: Como a ATER está contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar no território quilombola, no que diz respeito à organização produtiva, ao manejo sustentável e ao diálogo com os saberes socioambientais desses povos ditos “tradicionais” no Rio Arapapuzinho, no município de Abaetetuba-PA (lócus de pesquisa). Esta investigação centrou-se na referida comunidade, onde os quilombolas trabalham na agricultura usando os conhecimentos passados de pai para filho. Assim trazemos para a discursão o papel do Estado e dos Movimentos sociais na Política Nacional de ATER (PNATER) para os quilombolas; o desenvolvendo das atividades da agricultura familiar mediante as orientações técnicas; os saberes dos quilombolas no plantios e cultivos na agricultura; e por fim, a mediação dos agentes de desenvolvimento entre o conhecimento técnico-científico e os saberes populares e as contribuições da PNATER para os agricultores. Trata-se de um Estudo de Caso onde os seguintes autores sustentam esta pesquisa: Yin (2014); Gil (2008); Minayo (2013) e Triviños, 1987, além de autores que dialogam com a discussão teórica sobre os saberes, entre eles: Diegues (2000, 2001); Cunha (2007) e outros. Porém não podemos deixar de enfatizar sobre o papel Estado e os que debatem sobre outros temas, no caso a ATER, como Schmitz (2003); políticas públicas, como Pierre Muller e Yves Surel (2000); e dentre os demais temas Freire (1983, 1987) e muitos outros teóricos que estão subsidiando a pesquisa ao longo do texto, na busca de compreender o objeto investigado e atingir os objetivos propostos. A pesquisa qualitativa utilizou-se da observação participante e de entrevistas semi - estruturadas dirigida aos agricultores quilombolas, técnicos e coordenador da COODERSUS (Cooperativa de Trabalho em Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável, que prestou assistência aos agricultores), e representantes do movimento quilombola – ARQUIA (Associação dos Remanescentes de Quilombos das Ilhas de Abaetetuba). Os resultados despontam o fortalecimento da agricultura familiar, com a presença da ATER, sendo que a cooperativa mostra uma inovação de orientação que busca a interdependência econômica, social e ambiental, que consolida um modelo de desenvolvimento sustentável. Por outro lado, mostra que o desenvolvimento local e o aumento produtivo estão nas práticas do conhecimento técnico, entretanto, não desmerece o saber tradicional. Foi possível identificar também que dentre as diversas categorias de análise verificamos a resistência quilombola em relação à transição agroecológica, pois mesmo reconhecendo a importância da ATER, estes agricultores continuaram a desenvolver a atividade da roça e do manejo do açaí conforme os seus saberes.