Banca de QUALIFICAÇÃO: NIELSON DO SOCORRO NUNES CARDOSO

DISCENTE: NIELSON DO SOCORRO NUNES CARDOSO
DATA: 01/08/2024
LOCAL: Video- Conferência

A GÊNESE E IMPLEMENTAÇÃO DO FORECAT: UM OLHAR A PARTIR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DO CAMPO NA REGIÃO DO BAIXO TOCANTINS, NO ESTADO DO PARÁ

Educação do Campo; Políticas Públicas; FORECAT; Amazônia Paraense.

ÁREA: Educação

No cenário brasileiro, a Educação do Campo, vem ganhando novamente notoriedade, em especial nos últimos 25 anos, mesmo que tenha enfrentado um período difícil, afinal ocorreu um desmonte das políticas voltadas para a Educação do Campo, o que impactou negativamente milhares de cidadãos que vivem nas áreas rurais do país, sejam nas regiões de águas, florestas ou outras áreas campesinas. Esse desmonte contribuiu para o agravamento das desigualdades sociais já existentes nesses territórios, comprometendo os avanços sociais conquistados por meio da educação. A ausência de políticas voltadas para a Educação, gerou impactos não apenas na educação em si, mas também na vida e no desenvolvimento das comunidades, que dependem, entre outras coisas, da educação para promover o desenvolvimento local, a valorização de suas culturas e a melhoria das condições de vida. Nesse cenário, o Fórum Regional de Educação do Campo Tocantina II (FORECAT) emerge como uma iniciativa relevante, cuja gênese e implementação são objeto de análise deste estudo. O objetivo geral é compreender o processo de formação do FORECAT e suas contribuições mais significativas para a implementação da Educação do Campo na região, analisando o processo de gênese e implementação para assim perceber suas contribuições mais significativas para a implementação da Educação do Campo no território de abrangência. Sistematizando e apresentando as principais contribuições do FORECAT na implementação e fortalecimento da Educação do Campo na região Tocantina II. Serão destacadas as ações, projetos e iniciativas promovidas pelo fórum que tiveram impacto significativo no desenvolvimento educacional da região. Isto permitirá uma compreensão clara e organizada das contribuições do FORECAT, ressaltando seu papel estratégico no contexto regional. Para atingir os objetivos propostos, este estudo será estruturado em três seções principais. A primeira seção tratará das dimensões centrais da Educação do Campo no Brasil, abordando suas particularidades e a importância de uma abordagem educacional que respeite as especificidades do contexto. Na segunda seção, será feita uma análise das referências teóricas que fundamentam osmovimentos sociais e o processo de gênese e estruturação do FORECAT, destacando asinfluências teóricas que moldaram o fórum. Por fim, a terceira seção se dedicará à sistematização das principaiscontribuições do FORECAT, evidenciando os impactos positivos de suas ações na região. Ao final, espera-se que este estudo reforce a relevância dos fóruns regionais como espaços de articulação e fortalecimento da Educação do Campo, promovendo um desenvolvimento educacional que seja verdadeiramente inclusivo e contextualizado.

Interno - 2153593 - AFONSO WELLITON DE SOUSA NASCIMENTO
Externo ao Programa - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Presidente - 2153029 - ORLANDO NOBRE BEZERRA DE SOUZA
Externo à Instituição - ROSILENE LAGARES