Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEDILSON LIMA DA SILVA

DISCENTE: CLEDILSON LIMA DA SILVA
DATA: 27/05/2024
LOCAL: Video- Conferência

A DINÂMICA DE IMPLANTAÇÃO E DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE INOVAÇÃO EDUCAÇÃO CONECTADA NO MUNICÍPIO DE MOJU-PA

PIEC; Tecnologias digitais; Educação conectada; Amazônia.

ÁREA: Educação

A referida pesquisa tem como objeto o Programa Inovação Educação Conectada (PIEC), o qual tem como principal meta apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e estimular o uso pedagógico das tecnologias digitais na Educação Básica do País. O Programa foi instituído pelo Decreto 9.204 de novembro de 2017, e transformado em  Políticas Públicas com a LEI Nº 14.180, DE 1º DE JULHO DE 2021. O programa propõe a criação de uma educação inovadora que desenvolva a democracia ao acesso da internet para população, principalmente, de baixa renda. Diante da proposta de universalizar o acesso à internet, são elaboradas diretrizes nacionais para que Estados, Municípios e ao Distrito Federal criem ações de inovação e uso das tecnologias nas escolas públicas. Nesse sentindo, faço o questionamento: Quais ações são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação de Moju (PA) em relação à Implantação e à Implementação de ambientes tecnológicos nas unidades educativas? O objetivo geral deste trabalho é caracterizar a Implantação e Implementação do Programa de Inovação Educação Conectada, no Município de Moju-Pa, desta forma conferir a organização e funcionamento dele. A pesquisa tem como locus a Secretaria de Educação do Município. Desse modo, a investigação está pautada na Metodologia Estudo de Caso, sob a luz de vários (as) autores (as). Foi realizado levantamento bibliográfico, documentais, decretos e Leis, que fundamentam este trabalho. E como técnica para coleta de dados usarei a Entrevista com: a Diretora de Ensino, Secretária de Educação e a Articuladora Municipal da Política de Inovação Conectada. Nessa primeira seção, abordo o contexto do uso das tecnologias digitais para educação, analiso o Censo de 2019 e 2022, acerca dos serviços digitais e recursos pedagógicos, trago um breve histórico sobre a informática na educação, e descrevo sobre o programa Inovação Educação Conectada, detalhando seu funcionamento e adesão das escolas ao programa.

Interno - 2153593 - AFONSO WELLITON DE SOUSA NASCIMENTO
Externo ao Programa - 2333806 - LEONARDO ZENHA CORDEIRO
Presidente - 2153029 - ORLANDO NOBRE BEZERRA DE SOUZA
Externo à Instituição - SIMONE DE LUCENA FERREIRA