Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRIELLE DIAS DOS SANTOS PEREIRA

DISCENTE: ANDRIELLE DIAS DOS SANTOS PEREIRA
DATA: 31/05/2024
LOCAL: Video- Conferência

POLÍTICA PÚBLICA DE TRANSPORTE ESCOLAR NA AMAZÔNIA: REFLEXÕES SOBRE SEUS IMPACTOS EDUCACIONAIS E SOCIAL NO TERRITÓRIO DE ABAETETUBA/PARÁ

Interdisciplinar. Direito a educação. Políticas Públicas. Transporte escolar.

ÁREA: Educação

A educação é reconhecida como um dos pilares para uma sociedade mais justa e bem desenvolvida, sendo fundamental promover o acesso universal a essa prerrogativa. Nesse contexto, a implementação e efetivação de políticas públicas voltadas para a educação são imprescindíveis. Nas últimas duas décadas, destaca-se a relevância da Política Pública de Transporte Escolar como meio fundamental para viabilizar o acesso dos estudantes às instituições de ensino, principalmente os residentes em áreas rurais. Estudos demonstram que, no contexto da Amazônia, o transporte escolar muitas vezes não é uma opção, mas sim o único meio de muitos estudantes chegarem até a escola. No município de Abaetetuba/PA, ao longo de décadas, uma parcela significativa dos estudantes residentes nas áreas rurais, que navegam pelas baias, rios, furos, igarapés, bem como percorriam as estradas e ramais, enfrentavam dificuldades significativas de acesso, limitando-se geralmente às séries iniciais do ensino fundamental. Em vista disso, está pesquisa buscou analisar os impactos educacionais e social que a Política Pública de Transporte Escolar, por meio dos programas federais PNATE e Caminho da Escola tem ocasionado no município de Abaetetuba/PA. Esta pesquisa caracteriza-se como interdisciplinar. A interdisciplinaridade se faz necessária para abordar de forma integral os impactos do transporte escolar, que envolvem aspectos educacionais, sociais, econômicos e culturais. A pesquisa adota uma abordagem quantitativa e qualitativa para melhor compreensão do tema, configura-se como um estudo de caso, de cunho exploratório, fundamentada em revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. A coleta de dados foi conduzida por meio de questionários, aplicados aos alunos por meio impresso e através do google forms. Além dos questionários estão sendo realizadas as entrevistas semiestruturadas, tendo como sujeitos a coordenação pedagógica, professores, pais de alunos, coordenação do transporte e secretário municipal de educação. Os resultados preliminares, apontam que em nível nacional, a Política Pública de Transporte Escolar tem desempenhado papel fundamental na garantia do acesso e na redução da evasão escolar, contribuindo para um maior desempenho na educação básica, e promoção da inclusão social. No entanto, em estados, regiões ou municípios específicos desafios significativos persistem, tais como fragilidades na execução, na qualidade da oferta de transporte, na escassez de recursos, nas dificuldades para gerenciar esses recursos e no fechamento de algumas escolas, entre outros obstáculos. No município de Abaetetuba/PA, os indicadores educacionais e social indicam que a política de transporte escolar tem impactado positivamente o sistema educacional, incluindo um aumento no número de alunos beneficiados, redução nas taxas de reprovação e abandono e distorção idade-série, além de impactos no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal. Uma análise preliminar dos questionários e entrevistas apontam para a significativa importância do transporte na vida dos estudantes, que tem contribuído para seu acesso e progressão nos estudos, assim como grandes desafios enfrentados por uma significativa parcela de estudantes para terem acesso à educação.

Interno - 2153593 - AFONSO WELLITON DE SOUSA NASCIMENTO
Externo ao Programa - 1769176 - ERALDO SOUZA DO CARMO
Presidente - 2657468 - YVENS ELY MARTINS CORDEIRO
Notícia cadastrada em: 17/05/2024 09:32