UMA ANÁLISE DO PROGRAMA DE TRANSPORTE ESCOLAR NAS ESCOLAS DE NUCLEAÇÃO NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI – PARÁ (2018-2022)
Educação; Políticas Públicas; Transporte Escolar; Igarapé-Miri (PA).
O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre o papel do Estado e de seus entes federados, destacando como elemento essencial as políticas públicas educacionais e o surgimento das lutas de classes. Em conjunto a essas políticas, direcionamos nosso foco para o financiamento da educação no contexto específico do transporte escolar no meio rural. A análise da ação pública do Estado implica uma reflexão sobre seu lugar e legitimidade, enquanto forma política e suas intervenções na sociedade, envolvendo atores políticos e privados, além da interação entre Estado e sociedade. O objetivo deste estudo é realizar uma revisão na literatura, discutir conceitos de políticas públicas, explorar os ciclos dessas políticas e identificar os atores envolvidos. Buscamos, assim, realizar uma análise e um diálogo teórico sobre o tema das políticas públicas, adotando uma abordagem conceitual. Destaca-se a amplitude do conhecimento científico que, simultaneamente, propõe mudanças nas ações e relaciona formulações de políticas públicas no Brasil. O enfoque visa compreender teoricamente e cientificamente as razões pelas quais os governos optam por determinadas ações, implementando medidas empíricas. Nesse contexto, as políticas públicas em educação, tanto urbanas quanto rurais, desempenham um papel crucial, atendendo às necessidades sociais fundamentais. A finalidade dessas políticas é aprimorar a qualidade de vida e reduzir os níveis de desigualdade no Brasil, marcados historicamente por um cenário negativo que persiste e se multiplica.