Banca de DEFESA: DIULIANE SANTOS REIS

DATA: 04/09/2024
LOCAL: Video- Conferência

O NOVO ENSINO MÉDIO E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: CENÁRIOS EM CONSTRUÇÃO

Educação do Campo; Documento Curricular; Matriz Curricular; Novo Ensino Médio; Juventude.

ÁREA: Educação

Este estudo tem como objetivo analisar a proposta do Novo Ensino Médio (NEM) e seu alinhamento com o Ensino Médio no Pará e com a Educação do Campo paraense. Estabelecendo inicialmente análises mais amplas, este trabalho paulatinamente especificará suas asserções a partir do olhar atento à realidade do ensino médio em contexto ribeirinho do município de Abaetetuba. Deste modo, a presente pesquisa tem como objetivo principal compreender como as diretrizes do novo ensino médio estão estruturadas nos documentos oficiais e em que medida se alinham à realidade específica da escola do campo, tendo como ponto de reflexão uma escola situada na zona ribeirinha do Município de Abaetetuba (Pará). Assim, refletimos: Em que medida a proposta Curricular do Novo Ensino Médio (NEM) apresentada pela Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC) em 2021, e sua difusão na jornada pedagógica realizada no início do ano de 2024, que possibilitou o envolvimento das escolas do campo e da cidade em discussões acerca da Matriz curricular do Novo Ensino Médio (NEM), em seus documentos oficiais, apresenta alinhamento teórico-metodológico e curricular à realidade educativa específica das escolas do campo paraenses? Optou-se pela análise documental e utilização do método de análise de conteúdo, com o objetivo de examinar criticamente as diretrizes curriculares do Novo Ensino Médio no Estado do Pará, com foco de microanálise em uma escola localizada na zona ribeirinha do Município de Abaetetuba (Pará), com a finalidade de partir de um recorte da realidade para consubstanciar a microanálise proposta no estudo. Assim, a partir da existência de um projeto pedagógico elaborado pela escola, com a finalidade de operacionalizar todos os níveis de ensino por ela oferecidos e, ao mesmo tempo, implementar o novo ensino médio (NEM) com base nas orientações do documento curricular norteador, ao fim da pesquisa identificamos que a escola de Abaetetuba em estudo, segue as orientações do Documento Curricular do Estado do Pará, como um documento orientador tanto na perspectiva teórica quanto na perspectiva prática. Apesar de identificarmos que na realidade em que a proposta do ensino médio se efetiva em Abaetetuba, muito deve ser feito, em especial em dois aspectos centrais: no investimento em infraestrutura para garantir o tempo integral, e também na qualificação dos profissionais da educação que atuam na realidade camponesa, sem desconsiderar a valorização profissional associadas a carreira e a questão salarial.

Presidente - 2153593 - AFONSO WELLITON DE SOUSA NASCIMENTO
Externo à Instituição - MARA RITA DUARTE DE OLIVEIRA BERRAOUI
Interno - 2657198 - VIVIAN DA SILVA LOBATO
Notícia cadastrada em: 30/08/2024 11:19