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Banca de QUALIFICAÇÃO: IZABEL CRISTINA PEREIRA GADELHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IZABEL CRISTINA PEREIRA GADELHA
DATA: 30/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Video- Conferência
TÍTULO:

CABANAGEM E O ENSINO MÉDIO NA AMAZÔNIA: O DESENCONTRO ENTRE A RESISTÊNCIA E O CURRÍCULO


PALAVRAS-CHAVES:

Cabanagem; Ensino Médio; Currículo; Ensino de História; Acará-PA.


PÁGINAS: 191
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente trabalho reflete a respeito do ensino de história no ensino médio, um estudo de caso no município do Acara-Pará nas duas escolas de ensino médio da cidade do Acará, a saber: Escola Deusalina da Cunha e Sousa Carneiro e Escola Felipe Patroni. Apesar de serem escolas na cidade, mais de 80% dos estudantes nessas escolas são oriundos de áreas rurais. O objetivo geral é responder se há uma construção de resistência no ensino de história, no conteúdo ministrado no Ensino Médio, a partir do movimento da Cabanagem, que reflita na construção das identidades dos sujeitos envolvidos nesse processo formativo. Em outras palavras, qual o papel desse movimento na construção das resistências sociais no ensino desenvolvido na escola pública, no Acará, que contribua com o exercício pleno da cidadania? Nessas condições, foi feito um levantamento bibliográfico de obras de alguns autores que discutem a temática em questão, entre os quais se destacam: Raiol (1865), Di Paolo(1984), Silveira (1992), Lima (2002 e 2004), Rosa Elisabeth Acevedo Marin (2003), Vicente Salles (2005), Barbosa (2006), Ricci (2006), Luis Balkar de Sá Peixoto Pinheiro (2001) e agora também Bitteencout (2009), especialistas e estudiosos na historiografia da Cabanagem e no Currículo do Ensino de História. Nesse sentido, o presente estudo é uma pesquisa com abordagem qualitativa, composta por duas etapas: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Na fase de pesquisa de campo, nas Escolas Deusalina Carneiro e Felipe Patroni, no Município de Acará‒PA, a coleta de dados para este estudo ocorreu por meio de observações, análises documentais e entrevistas com os sujeitos (estudantes e professores e equipes diretivas) das referidas escolas. Portanto, este trabalho se justifica por buscar trazer discursões e reflexões que possam contribuir ao entendimento desse processo de mudanças pelo qual as populações pobres, sobretudo indígenas, quilombolas e nós, seus descendentes, vem  sendo mostrado, enfrentando, desde o período colonial até os dias de hoje, principalmente, no que diz respeito ao âmbito educacional e cultural, inúmeros silenciamentos quanto à legitimidade e alcance de nossas resistências. Assim, observa-se o processo de reflexão sobre o papel desses professores e sobretudo do currículo no ensino desses sujeitos no Ensino Médio, suas influências, e em contrapartida as resistências que desenvolvem ou não diante desse processo educacional, como peça-chave para refletir a respeito desse discurso facilitador de uma sociedade que se permite ser protagonista, que se diz democrática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2153593 - AFONSO WELLITON DE SOUSA NASCIMENTO
Externo à Instituição - ANA RENATA ROSARIO DE LIMA PANTOJA
Interno - 2718514 - FRANCINEI BENTES TAVARES
Notícia cadastrada em: 30/08/2024 08:55
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