FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO: OS DESAFIOS DA PRÁTICA E DO ENSINO DE LITERATURA
Formação de professores. Currículo. Literatura. Ensino
A discussão central do referido texto busca discutir a formação do professor de literatura dentro do currículo de Língua Portuguesa, considerando as linhas de estudo em que se entrelaçam as teorias e as práticas pedagógicas direcionadas ao ensino de literatura, e diante disso a pesquisa utilizou como percurso metodológico a revisão bibliográfica levantada de artigos científicos colhidos de fontes confiáveis e que se voltam para a temática, e também diante de uma abordagem qualitativa vinda das informações fornecidas através de cinco professores, os quais são os sujeitos da pesquisa, sendo eles todos efetivos do quadro de funcionários da Secretaria Estadual de Ensino do Estado do Pará (SEDUC). E nesse viés, o procedimento instrumental de pesquisa se enveredou por meio de um questionário estruturado o qual está foi aplicado com o uso da entrevista com todos os participantes deste trabalho. Sendo assim, o arcabouço teórico para o levantamento da problemática estão sendo leituras que expõem a discussão sobre formação de professores, currículo, e as práticas pedagógicas no que compete ao ensino da literatura mediante a grade curricular da Língua Portuguesa, e para isso, as fundamentações acerca de todo esse levantamento se mostram em Cândido (1995), que estabelece o direito a literatura; Gatti (2010), que aprofunda as características e os problemas educacionais frente à perspectiva da formação de professores, Lopes (2011), Martins (2006), Nóvoa (1995; 1997), Roldão (2005; 2008), Tardif (2002; 2010; 2011), documentos referentes as legislações, entre outros.