Banca de QUALIFICAÇÃO: CÉSAR MATOS COSTA

DISCENTE: CÉSAR MATOS COSTA
DATA: 19/06/2024
LOCAL: Vídeo conferência

Constituição e Funcionamento dos Conselhos Escolares: Dificuldades, Potencialidades e Desafios

Territórios tradicionais, gestão democrática, conselho escolar, participação comunitária, Amazônia.

ÁREA: Educação

A gestão democrática do conselho escolar em territórios tradicionais é fundamental para garantir a participação e representatividade da comunidade local. Através desse modelo de gestão, os membros da comunidade têm a oportunidade de contribuir com suas experiências, conhecimentos e necessidades, promovendo assim uma educação mais inclusiva e alinhada com as especificidades culturais do território. A percepção da comunidade sobre essa gestão tende a ser positiva, uma vez que se sentem ouvidos e valorizados, além de perceberem os benefícios diretos para a educação de suas crianças e jovens. O estudo teve como objetivo analisar a percepção da comunidade escolar em territórios tradicionais sobre a gestão democrática do conselho escolar, identificando suas dificuldades, potencialidades e desafios. A metodologia adotada consiste na realização de entrevistas semiestruturadas com pais, alunos, professores e funcionários da unidade escolar no município de Moju, Amazônia. Os dados coletados foram analisados qualitativamente. Conclui-se que a gestão democrática do conselho escolar em territórios tradicionais demanda uma abordagem abrangente e participativa, levando em conta as necessidades, expectativas e aspirações da comunidade escolar. Além disso, a representatividade no conselho escolar, a contextualização do currículo, a comunicação eficaz e o engajamento contínuo da comunidade foram pontos relevantes levantados nas entrevistas. A importância da cultura de respeito e diálogo, assim como a sustentabilidade das ações do conselho ao longo do tempo, também foram destacadas como fundamentais para fortalecer a participação e inclusão na gestão escolar.

Presidente - 2657468 - YVENS ELY MARTINS CORDEIRO
Interno - 2153593 - AFONSO WELLITON DE SOUSA NASCIMENTO
Interno - 2718514 - FRANCINEI BENTES TAVARES
Externo à Instituição - REJANE CLEIDE MEDEIROS DE ALMEIDA