O ASSÉDIO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO EM ABAETETUBA: VIOLÊNCIA DE GÊNERO, IDENTIDADES E RESISTÊNCIA JUVENIL
Assédio Sexual.Violência de gênero.Ensino médio
O presente trabalho tematiza interconexões entre assédio sexual e as relações de gênero no ensino médio no município de Abaetetuba/PA, tendo como objeto de estudo o assédio sexual.O objetivo geral é analisar interconexão entre violência de gênero, assédio sexual e identidades na escola básica.Nessa trama, transitei nos campos crítico e pós-crítico de pesquisas em educação movimentando opensamento na discussão sobre relações de gênero, sexualidade, violência e identidades. A composição teórica exigiu a incursão em diferentes categorias como juventude, resistência e saber-poder, de maneira a explicar a problemática colocada. O referencial teórico conta com autores/as, dentre os quais destaco: Dayrell (2009),que trabalha a categoria juvenil,Altman (2003), Alves (2018), Butler (2008), Del Priore (1999), Louro (2003), Foucault (1998, 2014), Saffioti (1987, 2015),Scott (1990,1995),Yin, 2005 e Kozinets 2014.Na escola em que desenvolvi a pesquisa, as identidades dos interlocutores estão sendo construídas de modo relacional, nas formas pelas quais as experiências vividas constituem e medeiam certas relações da pessoa consigo mesma.Entre tais formas há práticas e processos heterogêneos bem como estratégias que nomeiam, separam, categorizam, hierarquizam, normalizam e governam o sujeito.