As representações sociais de estudantes de ensino médio sobre a violência urbana
Violência Urbana. Escola. Estudantes. Representações sociais.
A violência encontra-se disseminada em diversos setores da sociedade, no município de Igarapé-miri, interior do Pará, ela além de influenciar no cotidiano da cidade, interfere diretamente na rotina das escolas e na construção de representações sociais que explicam algumas formas de agir e pensar. Dito isso, o presente trabalho tem como objetivo geral: Compreender as representações sociais dos estudantes do ensino médio do município de Igarapé-miri sobre a violência urbana e suas repercussões na escola, e como objetivos específicos: Identificar os sentidos e significados das representações sociais dos estudantes do ensino médio do município de Igarapé-miri; Investigar a influência da violência urbana nas escolas; e Descrever os processos de desenvolvimento das representações sociais. A metodologia adotada pauta-se em uma perspectiva de estudos interdisciplinar de cunho qualitativo (MINAYO; DESLANDES; GOMES, 2009) tendo como instrumento de coleta de dados: o questionário, e utilizando como método de análise, a análise de conteúdo baseado em Franco (2008). Em termos teóricos, a compreensão das representações sociais é com base em Serge Moscovici (1978) e Jodelet (2001), além de autores como Abramovay (2002), Priotto (2009), Ultramari (2019) e Agier (2011 [2009]) que subsidiam as discussões sobre a violência e as cidades. Os resultados parciais nos permitem inferir que as escolas pesquisadas são acometidas por diversas formas de violência e que os estudantes representam a violência por formas de agressão física e verbal. Além disso, os dados apresentados já nos mostram que a violência urbana é responsável pelo sentimento de medo e insegurança gerada nos estudantes, seja no caminho até a escola, na escola, ou nos espaços sociais da cidade.