O festival de cordões juninos: impactos sócio formativos nos territórios de Abaetetuba
Assistência Social; Festival de Cordões Juninos; Cultura; Resistência; Autoritarismo; Memória; Identidade.
O Festival de Cordões Juninos, adaptado a partir de levantamentos realizados por técnicos, educadores e usuários dos cordões realizados no passado, figura como uma das principais estratégias de intervenção social dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) junto aos territórios do município de Abaetetuba. Durante o primeiro semestre de cada ano (2010-2016), técnicos e educadores sociais, além de crianças, adolescentes e seus familiares (usuários dos programas sociais) realizam o trabalho de pesquisa em seus respectivos territórios. Textos teatrais e composições musicais são criados a partir de um conjunto de temáticas sociais já exploradas em reuniões pelos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Objetivamente, as temáticas de maior relevância junto aos grupos são: a) combate ao trabalho infantil; b) violência doméstica e familiar; c) sexualidade; d) cultura de paz; e) meio ambiente. É nesse sentido que o Festival se apresenta como modelo de intervenção que visa promover a convivência e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários da valorização da arte e da cultura popular no município de Abaetetuba, sem perder de vista a preocupação central, que se traduz pela expectativa de minimização das situações de violência, vulnerabilidade e exclusão social. Não obstante essa finalidade, até o momento não se tem conhecimento de nenhum estudo diagnóstico sobre os resultados esperados do projeto Festival de Cordões Juninos junto ao seu público-alvo. Apenas comentários difusos de atores geralmente ligados à coordenação e organização do Festival são constantemente produzidos após a realização de cada edição, porém, sempre relacionados a experiências empíricas. Nesse sentido, importa perguntar: Quais impactos sócio formativos o Festival de Cordões Juninos produziu nos serviços sócio assistenciais desenvolvidos pelos CRAS? Contribuiu para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários intergeracionais, para a reconstrução da memória coletiva, para a reafirmação e desestigmatização da identidade e para o enfrentamento das violações de direitos nos territórios de Abaetetuba? Especificamente, o estudo se detém na análise de três Cordões: Cordão Boi Pai do Campo Ribeirinho (CRAS Angélica), Cordão Junino Boi Pingo de Ouro (CRAS São Sebastião) e Cordão da Arraia (CRAS Beja). A presente proposta de pesquisa é pensada em uma perspectiva interdisciplinar, em que são articuladas contribuições de estudiosos das áreas de Serviço Social, Letras, Filosofia, Sociologia e Cultura, tais como Marilda Iamamoto, Alfredo Bosi, Marilena Chauí, Florestan Fernandes, Nestor Garcia Canclini, entre outros.