A CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LETRAS-ESPANHOL POR MEIO DA LITERATURA DE RESISTENCIA E FEMINISTA
Cultura. Identidade. Curso de Letras-Espanhol. Literatura de Resistência. Literatura Feminista.
Esta dissertação de mestrado apresenta o seguinte problema de pesquisa: como têm sido constituídas as identidades dos Estudantes do curso de Letras-Espanhol, do Campus de Abaetetuba, da Universidade Federal do Pará? Considerando isso, o objeto de estudo é a constituição de identidades, e o objetivo geral é analisar a constituição de identidades dos estudantes do curso de Letras-Espanhol, do Campus Universitário de Abaetetuba, da Universidade Federal do Pará. Os objetivos específicos são: cartografar os elementos culturais que constituem as identidades dos alunos do curso de Letras-Espanhol; mapear as identidades estudantis constituídas no curso de Letras-Espanhol; refletir as identidades dos Estudantes do curso de Letras-Espanhol, a partir dos elementos que a constituem. Para a abordagem teórica sobre Identidades, cultura e Estudos Culturais utilizei autores como Hall (2003,2006), Da Silva (2003), Larraín (2005), Williams (1992), Eagleton (2011), Woodward (2003), Escosteguy (2004), e Johnson (2004). Realizei pesquisa etnográfica por sete meses, na abordagem pós-moderna de Clifford (2016, 2002), desenvolvendo observação participante no curso de Letras-Espanhol, Campus de Abaetetuba/UFPA, e conversações com um grupo de alunos/as das turmas 2016 e 2017. Como resultado, aponto que as identidades desses estudantes se constituem por meio de diversos elementos culturais como a música, os vídeos, porém a Literatura se destaca nesse processo, principalmente a feminista e de resistência, pois permite conhecer mais a sociedade em que vivem, particularmente os problemas das diferenças culturais a condição feminina, tornando-os críticos, reflexivos e tolerantes; estes aspectos tem efeitos na sua formação como professores de língua espanhola.