TENSÕES CULTURAIS EM TORNO DAS IDENTIDADES NA ESCOLA BÁSICA: Formação cultural para outra arte de ser
Escola Básica. Identidade. Discriminação. Interculturalidade. Formação Cultural.
O objeto de estudo desta dissertação são as tensões culturais na escola, o qual foi produzido por meio da experiência etnográfica pós-moderna com base em James Clifford (2014, 2016). A etnografia foi desenvolvida durante seis meses, no turno vespertino, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Bernardino Pereira de Barros, município de Abaetetuba, estado do Pará. Ao longo da experiência em campo, o problema foi remodelado e os objetivos reescritos a partir das informações produzidas. Assim, o problema de pesquisa se expressa por meio das seguintes questões: Quais tensões culturais se evidenciam nas relações cotidianas na escola? Qual a postura dos professores diante dessas tensões? Como a formação continuada pode contribuir para o reconhecimento das múltiplas identidades na escola? O objetivo central é analisar a relação entre as tensões culturais e a formação cultural na escola básica; os objetivos específicos são: mapear as tensões culturais nas relações cotidianas da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Bernardino Pereira de Barros; refletir sobre a postura dos professores diante de tais tensões; e analisar a contribuição da formação continuada para o reconhecimento das múltiplas identidades na escola. O aporte teórico acionado está situado no campo dos Estudos Culturais e da interculturalidade crítica com as contribuições centrais dos seguintes autores: Hall (1997, 2015, 2018); Silva (2014); Bhabha (2014); Canclini (2014, 2015,); Goméz (2001); Giroux (1999, 1997); Maclaren (2000); Imbernón (2000); Walsh (2007, 2009); Quijano (2005); Maldonado-Torres (2008); Candau (2003, 2010, 2008). Como o texto ainda se encontra em construção, apresento aqui a primeira e segunda seções, ao final, anuncio o estado atual da pesquisa e aponto para a escrita das seções seguintes: Causas da discriminação: a colonialidade do ser e, Interculturalidade e formação cultural: outra arte de ser, respectivamente.