IMPACTO DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE) NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE BARCARENA E AS CONTRIBUIÇÕES DO CECAMPE NORTE.
Descentralização; Ensino; Organização.
O presente trabalho, em andamento, apresenta os conceitos de políticas públicas educacionais, de descentralização e monitoramento financeiro. Tem como objetivo fazer uma análise sobre Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e sua função como política pública de descentralização nos recursos educacionais nas escolas da rede básica de ensino no município de Barcarena-PA. No transcorrer do texto é apontado um breve histórico sobre a educação brasileira e suas políticas públicas atuantes até os dias atuais. Isso levanta o seguinte problema: Considerando os benefícios que o setor educacional público adquire com o subsidio financeiro do Mec através do PDDE, a qual o impacto das contribuições do CECAMPE NORTE na qualificação da execução deste dinheiro nas escolas do município e quais as avaliações das instituições sobre o PDDE? No transcorrer do texto é levantado um breve histórico sobre o lócus de pesquisa e conceitos sobre estado, descentralização e políticas públicas e como elas funcionam na dentro do município. Pontuando suas implicações, possibilidades e desafios, além de que se a política educacional do município tem funcionado efetivamente desde sua criação. A metodologia empregada neste trabalho até o momento parte de uma abordagem de pesquisa qualitativa e análise documental. Segundo (Chizzotti,1998, p.79), “a abordagem qualitativa parte do fundamento de que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, uma interdependência viva entre o sujeito e o objeto, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito.