EDUCAÇÃO DISSIDENTE: representações discursivas do Plano Estadual de Educação (PEE) do Pará e de estudantes LGBTQIAPN+ no município de Abaetetuba
Educação LGBTQIAPN+. Análise do Discurso Crítica. Teorias Queer e Transfeminista. Representações. Amazônia.
A presente pesquisa tem como objetivo analisar a influência das representações discursivas acerca de gênero, orientação sexual e sexualidade presentes no Plano Estadual de Educação (PEE) do Pará sobre as experiências educacionais de estudantes LGBTQIAPN+ ingressos e egressos das escolas estaduais da sede do município de Abaetetuba-Pará. A pesquisa, de natureza exploratória-descritiva e, em certa medida, explicativa, é norteada pelos pressupostos da Teoria Social do Discurso de Norman Fairclough articulada às teorias Queer e Transfeminista, delineando-se qualitativamente por meio de pesquisa documental e entrevistas com estudantes LGBTQIAPN+ de escolas da sede de Abaetetuba. O aporte teórico conta as contribuições, dentre outras, de Fairclough (2001[1989], 2003, 2010, 2016, 2019), Chouliaraki; Fairclough (1999), Foucault (1987, 2014), Magalhães; Martins; Resende (2017) e Ramalho; Resende (2011, 2022) embasam as discussões com enfoque na Análise de Discurso Crítica (ADC); Silva (2000) e Arroyo (2011) fomentam a discussão acerca da diversidade no currículo escolar; Freire (2018) e Linares; Bezerra (2019) que contribuem para as discussões sobre conservadorismo na educação; Butler (2010), Louro (2012) e Furlani (2005; 2009) norteadas pela Teoria Queer, bem como Nascimento (2021) com as contribuições da Teoria Transfeminista para o diálogo das vivências dissidentes. Tais aportes subsidiaram uma análise dissidente do discurso sobre gênero, orientação sexual e sexualidade no currículo educacional. Para a análise dos discursos foram utilizados, no âmbito do significado Acional/Relacional a categoria de Estrutura Genérica; no significado Identificacional a categoria de Modalidade (modulação); e, no significado Representacional, a categoria Representação de Atores Sociais.