Gênero e Sexualidade nos livros didáticos de língua inglesa do PNLD
Gênero. Sexualidade. Livro Didático de Língua Inglesa. PNLD.
Esta pesquisa aborda o Livro Didático de Língua Inglesa do PNLD a partir das perspectivas de gênero e sexualidade. Dessa forma, questiono como o gênero e sexualidade estão presentes no livro de língua inglesa do PNLD, quais condições possibilitam o acontecimento dos enunciados no livro didático e como esses enunciados contribuem ou não para a formação crítico-reflexiva dos/das estudantes nas aulas de Língua Inglesa. Minha análise se pauta nos enunciados selecionados dos livros didáticos da coleção “Way to English for Brazilian Learners” para o Ensino Fundamental e o volume único para o Ensino Médio “English Vibes for Brazilian Learners”, partindo do princípio que tais enunciados são atravessados por determinações legais e estruturados a partir de uma lista de exigências e circunstâncias impostas, por exemplo, nos editais do PNLD, BNCC etc. Isto é, as obras didáticas são constituídas a partir de diferentes relações de poder que possibilitam discursividades e diferentes formas de representação de sujeitos em relação ao gênero e sexualidade. Direcionando teoricamente a análise, parto da noção de governamentalidade e do tripé saber, poder e ética, através da analítica do poder empreendida por Foucault em Microfísica do poder (2021), além dos aportes teóricos da análise arqueogenealógica foucaultiana e dos estudos sobre a sexualidade. Também discuto gênero e sexualidade tomando por base as teorizações Joan Scott (1989), Judith Butler (2015, 2020, 2021, 2022) e Guacira Lopes Louro (2014), além de Tomaz Tadeu da Silva (2014; 2021) para tratar de identidades e diferenças.