ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ABORDAGEM DO TEMA SUSTENTABILIDADE PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.
Educação Ambiental. Deficiência Intelectual. Ensino.
É indiscutível a importância da Educação Ambiental (EA) no processo educativo para a
formação de estudantes capazes de resgatar no indivíduo o sentimento de pertencimento ao
meio em que vive, possibilitando reflexões e ações em prol de uma harmonia com meio
ambiente. Com advento das políticas de inclusão de Pessoas Portadoras de Necessidades
Especiais (PPNE) nas escolas surgem novos desafios de como realizar ações de didáticas de
promoção efetiva da inclusão desses alunos. Neste cenário, cabe às escolas e aos profissionais
da área usufruir das diversas ferramentas didáticas criadas para melhorar cada vez mais o
ensino-aprendizagem destes alunos especiais. Diante disso, entende-se ser pertinente levantar
a seguinte questão a falta de uma ferramenta pedagógica adaptada para os alunos com
Deficiência Intelectual (DI) dificulta a educação inclusiva no ensino das ciências ambientais?
Assim o estudo tem por objetivo é propor uma ferramenta didática para a abordagem do tema
sustentabilidade para alunos com deficiência intelectual Escola Estadual de Ensino
Fundamental e Médio “Brigadeiro Fontenelle” no município de Belém-PA. Trata-se de
um estudo de caso, onde será realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória e explicativa,
onde se propõe aplicação de questionário, de forma on line com professores do ensino
fundamental II que possuem em suas turmas alunos com Deficiência Intelectual. Como
principal resultado espera-se propor uma sequência didática, que tenha como finalidade
possibilitar a facilitação do processo de ensino aprendizagem de conteúdos sobre educação
ambiental para estes alunos, possibilitando um envolvimento com a temática sustentabilidade
e a relação harmônica homem e natureza.