Formação de Professores: Prática Interdisciplinar no Ciclo I do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Belém
Formação Continuada. Interdisciplinaridade. Temas socioambientais.
O presente estudoanalisou o processo de Formação Continuada para Professores da Rede Municipal de Belém, voltado para o Ensino Fundamental no primeiro Ciclo de Formação, tendo como foco principal as perspectivas e possibilidades da inserção de temas socioambientais sob o enfoque interdisciplinar. Neste aspecto foram criados elementos para práticas docentes interdisciplinares, direcionadas há um planejamento didático-metodológico que fossem favoráveis à proporcionar ação docente que venha desencadear práticas inovadoras e que atenda às necessidades de aprendizagem dos alunos. Desta forma, a relação teoria e prática visou a criação de uma ação pontual da prática do professor, criando subsídios para o fomento e a discussão do processo de ensino e de aprendizagem. Partindo desta premissa, indagamos como se configurava a Formação Continuada no Ensino Fundamental?Como contribuiu para a inserção de temas socioambientais em uma perspectiva de práticas interdisciplinares nos anos iniciais do Ensino Fundamental?A Formação Continuada no Ensino Fundamental menor da Rede Municipal de Belém apresentou interdisciplinaridade? Os objetivos foram: Analisar a Formação Continuada no Ensino Fundamental menor da Rede Municipal de Belém para a percepção de ações metodológicas interdisciplinares, com ênfase na identificação de pontos de entrada para inserção de temas socioambientais. E de forma específica identificou os aspectos metodológicos das formações em Educação Ambiental desenvolvidas pela Rede Municipal de Belém; como produto elaborou-se um plano de formação interdisciplinar com temáticas socioambientais; por meio de uma plataforma interativa de planejamento didático para contribuir com o fazer docente. Para isso se realizou uma investigação bibliográfica que ampliou e fundamentou o tema em questão, apoiado na pesquisa qualitativa que contribui com possíveis respostas das práticas do professor, foi utilizado quanto a abordagem dos procedimentos a pesquisa-ação, que esclareceu problemas sociais importantes ao avanço do conhecimento científico. Isso facilitou o entendimento para responder as situações problema que se identificou neste estudo. Nesse estudo buscou-se responder as questões problematizadoras e identificar as melhores estratégias para inserção de temas socioambientais, permitindo assim a criação do produto-Plataforma de interação dos professores na organização de seus planejamentos. Registrou-se que em todo esse processo de formação continuada do município de Belém, encontrou-se dificuldades para identificar aulas interdisciplinares e introdução de temas socioambientais.