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Banca de DEFESA: MARCILENE CALANDRINI DE AVELAR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCILENE CALANDRINI DE AVELAR
DATA: 14/11/2019
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DA GEOFÍSICA
TÍTULO:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE: da formação inicial à prática pedagógica na educação básica


PALAVRAS-CHAVES:

Educação ambiental; formação docente; Educação básica; Interdisciplinaridade


PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A inserção da educação ambiental (EA) de maneira interdisciplinar e permanente tem sido um verdadeiro desafio para o sistema educacional, tanto no ensino superior quanto na educação básica, desde a criação da Política Nacional de Educação ambiental, Lei 9795/99. No entanto, vem se buscando ao longo desses anos, fertilizar uma abordagem no campo teórico e sua efetivação prática, orientadas pela contextualização, articulação e ressignificão dos saberes ambientais. Com base nisso, essa pesquisa tem como objetivo reconhecer a existência e a organização da educação ambiental no currículo do curso PARFOR-Pedagogia-UFPA e as suas contribuições para a aplicação de práticas pedagógicas interdisciplinares na Escola Municipal São Miguel em Abaetetuba/PA. O discurso teórico toma como base as concepções da EA diante das macrotendências conservacionista, pragmática e crítica emancipatória para a compreensão da complexidade das questões ambientais, segundo os autores Loureiro e Layrargues, Leff, Morin, dentre outros autores que tratam do assunto. Quanto ao tipo de pesquisa optou-se pela pesquisa-ação com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foi feito primeiramente uma análise documental no Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC), seguida de aplicação de questionário para 25 professores/alunos do PARFOR-Pedagogia-UFPA, e, para a averiguação da prática pedagógica na educação básica fez-se a observação sistemática das práticas pedagógicas na Escola Municipal São Miguel em Abaetetuba/PA. Os resultados foram sistematizados através de mapas metais e apontam para uma mudança que ocorre paulatinamente sobre a inserção da EA no currículo do ensino superior e da concepção da importância da efetivação de práticas interdisciplinares na educação básica, mas que ainda existem lacunas em todo o processo educativo. Tais constatações foram fundamentais para a elaboração do produto da pesquisa que consistiu em um livro paradidático interativo e interdisciplinar de Educação Ambiental elaborado em conjunto com duas professoras e vinte e dois alunos da turma multiseriada do 4º e 5º ano do ensino fundamental I da Escola Municipal São Miguel em Abaetetuba/PA. A validação do livro paradidático foi feita através de um questionário aplicado aos 25 professores/alunos participantes e mais 10 professores de uma escola municipal em Ananindeua/PA. Os resultados demonstraram que o livro é um recurso didático interdisciplinar, com potencial de aplicabilidade em diferentes contextos e que possibilitará a aprendizagem significativa do aluno em relação às questões socioambientais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2190546 - GILMAR PEREIRA DA SILVA
Interno - 326495 - MARIA LUDETANA ARAUJO
Presidente - 1174136 - MARILENA LOUREIRO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 30/10/2019 11:15
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