A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: APLICAÇÃO DE JOGOS INTERATIVOS EM PARQUES URBANOS.
Educação Ambiental, Parques urbanos, jogo interativo, ensino aprendizagem
Estamos vivendo um momento de desequilíbrio e desarmonia com o meio ambiente, causado pela própria sociedade. Dessa forma, é necessário que haja uma busca para se alcançar um equilíbrio entre a relação homem e natureza, buscando alternativas sustentáveis e mudando o comportamento frente a essa problemática. A Educação Ambiental (EA) é considerada um instrumento indispensável para combater a crise ambiental no mundo e apesar de estar regulamentada para ser aplicada em todas as esferas da educação formal e não formal, percebe-se que ainda está caminhado a passos lentos, apesar das estatísticas retratarem outra coisa. Esta pesquisa pretende propor uma estratégia para potencializar a educação ambiental para alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino, através da elaboração e aplicação um jogo interativo em trilhas ecológicas em parques urbanos. O jogo será criado a partir de estudos prévios da área de estudo, no caso parques urbanos, através de pesquisa exploratória, definindo a trajetória da trilha, os pontos de interpretação do jogo, o tempo estimado. A relevância do projeto está no fato de incorporar um elemento importante no ensino aprendizagem da educação ambiental, a ludicidade por meio da compreensão dos serviços ecossistêmicos gerados pelos ambientes naturais. Com isso pretende-se tornar os participantes do jogo cidadãos mais conectados com a natureza e propagadores da Educação Ambiental.