O USO DA GEOCONSERVAÇÃO PARA UMA ANÁLISE EDUCACIONAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL: UM ESTUDO APLICADO À RESEXMAR SOURE-PA
Comunidades Tradicionais, Educação Ambiental, Patrimônio.
No município de Soure localizado no arquipélago do Marajó-PA, há diversas comunidades
tradicionais vivendo de atividades de subsistências com relações diretas com o meio
ambiente. Esta região possui uma diversidade de ecossistemas que propiciam a existência e
reprodução de diversas espécies da fauna e flora presentes na Reserva Extrativista Marinha de
Soure. O objetivo desta pesquisa foi utilizar a geoconservação atrelada à Educação Ambiental
como ferramenta para a conservação do patrimônio cultural, natural da RESEXMAR Soure.
Nesse sentido, procurou-se organizar uma metodológia em conformidade com a necessidade
de atendê-los, sendo apresentada em subdivisões com os levantamentos bibliográficos e a
preparação dos minicursos e a seleção dos facilitadores e participantes, enquanto que na etapa
seguinte realizou-se minicursos, visita de campo, coleta e analise dos dados, elaboração e
aplicação dos questionários e finalizando com a validação do produto educacional (cartilha),
visando contextualizar e estimular à compreensão e construção da consciência ambiental
crítica-reflexiva as temáticas do trabalho ao público-alvo servidores da SEMMAS,
professores e comunidades. Os resultados da pesquisa mostraram que os sujeitos envolvidos
no processo educativo e preservacionista devem fazer parte, não apenas como espectadores,
mas como membros atuantes, bem como a de uma compreensão mais eficaz a realidade vivida
hoje no Município de Soure, sob os diversos olhares dos atores sociais que compõem o
ambiente da RESEXMAR Soure. O produto educacional (cartilha) desta dissertação foi
elaborado e validado observando-se um concenso de 99 % entre os avaliadores apontando
então que, de fato, o produto é uma ferramenta potencializadora no uso da geoconservação
para a conservação dos patrimônios do município de Soure.