A Utilização da Autopoiese para Identificação e Resolução dos Principais Problemas Ambientais na Comunidade Quilombola do Itacoã-Mirim no Baixo Acará: entre as ciências ambientais, decolonialidade e territorialidade.
Ciências Ambientais, Educação Popular, Decolonidade, Autopoiese, conhecimento tradicional.
A presente dissertação versa sobre as perspectivas de criar uma proposta de construção de novas epistemes, tendo como base a territorialidade e a interdiplinaridade, para o ensino das Ciências Ambientais. Por meio de uma Pesquisa-Ação, o trabalho será norteado por um processo de construção coletiva, utilizando como ferramenta didática o Diagrama de Árvore. Busca, sobretudo, a utilização de metodologias unindo o Saber Tradicional e o Saber científico, aplicados por um processo de educação popular e em uma perspectiva Decolonial. O trabalho objetiva, assim, incentivar a Autopoiese para identificação e resolução dos problemas socioambientais existentes na Comunidade Quilombola, do Itacoã Miri, localizada na região do Baixo Acará. O trabalho traz como produto a produção de um vídeo Documentário de estilo participativo e reflexivo, através da narrativa e análise de membros da comunidade do Itacoã Miri e de Pesquisadores e Professores da comunidade acadêmica, estabelecendo, portanto, seu caráter de produto educacional. O trabalho traz como processo de validação a criação de Indicadores de Sustentabilidade ligados a metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU para validação de todo processo.