ECOPR@IA: Educação Ambiental crítico-escolar para o ensino das Ciências Ambientais na zona costeira paraense, Salinópolis-PA
Interdisciplinariedade; Didático-Pedagógico; Práxis; Dialogicidade;
Problematização.
O Ecopr@ia é uma mediação pedagógica baseada na aprendizagem significativa que
toma as praias da Ilha do Atalaia como objeto de estudo. Sua proposta de ensino
perpassa pela ação cognoscível de investigação dos problemas ambientais
associados aos ecossistemas de praia e objetiva inserir ao contexto escolar a
perspectiva crítica da Educação Ambiental em instituições da rede pública de ensino.
Trata-se de um estudo do ambiente amparado pela contextualização, reestruturação
curricular e interdisciplinariedade, o protótipo de aplicativo é constituído por
pressupostos teóricos e metodológicos da abordagem educacional freireana no intuito
de reinterpretar a teoria dialógico-problematizadora aqui atrelada ao uso das
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s). O público alvo do
produto educacional são os alunos do 8o e 9° anos do ensino fundamental II das
escolas do município costeiro de Salinópolis, localizado na Mesorregião do Nordeste
Paraense, onde ocorrem práticas inclusivas de degradação e impacto ambiental, tais
quais, edificações em ambientes de praia e pós-praia, tráfego de veículos
automotivos, concentração de resíduos sólidos, áreas de acúmulo de lixo, lançamento
de efluentes líquidos domiciliar à praia e barreiras de contensão aos processos
hidrodinâmicos. Metodologicamente as praias do Farol Velho e Atalaia foram
investigadas por análises In Loco e aplicação de formulários para o levantamentos de
transectos de 100 metros distribuídos na ilha e padronizados segundo o tipo de
degradação ambiental dominante, os registros foto-cartográficos da investigação
constituiram o desenvolvimento icicial do protótipo elaborado na plataforma de
aplicativos de linguagem informacional simplificada MIT App Inventor, para
posteriormente ser aprimorado por docentes da educação básica, pedagogos e
professores das disciplinas: Ciências, Estudos Amazônicos, Geografia e História,
segundo a técnica medidas de opinião e atitudes para consequente validação do
produto educacional Ecopr@ia, o que trouxe a viabilidade pedagógica da proposta.
Os resultados alcançados apontaram para um protótipo de aplicativo constituído em
espaços de personalização do ensino elaborados em salas virtuais de trasmissão de
conteúdos significativos à aprendizagem contextualizada, esse espaço denominado
“Papo paid’égua”, conta com um sistema de armazenamento em nuvem dos arquivos
que possibilita o livre acesso das turmas aos conteúdos criados. Como forma de
refletir sobre uma das problemáticas ambientais mais discutidas na atualidade, em
“Microplásticos”, associa-se a contaminação por micropartículas à “indústria do
plástico”, além de contextualizar a questão com demonstrações de imagens
microscópicas da distribuição desses materiais na zona costeira paraense. Em caráter
ainda contextual, embora mais descritivo, a seção do protótipo designada por “Fotos”
sintetiza os registros iconográficos descrevendo-os conforme situações de
insustentabilidade ambiental nas praias investigadas, com isso registra-se possíveis
temais iniciais para a utilização da ferramenta. Em “Mapas”, consta as produções
cartográficas da pesquisa como forma de incentivar práticas de visualização do
espaço imediato. Com isso, a abordagem temática pretendida é alcançada como uma
mediação pedagógica plausível a ser utilizada em espaços formais da educação do
município de Salinópolis.