CONSUMO RACIONAL DA ÁGUA: USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR
Interdisciplinaridade. Ciências Ambientais. Aprendizagem. Histórias em Quadrinhos.
A água mostra-se cada vez mais como um recurso natural finito e vital à existência
humana, pois é substância que participa da maioria dos processos naturais e
industriais. As atuais estimativas de uso e consumo inadequado desse recurso,
considerando o desperdício e a contaminação, revelam que em poucos anos o mundo
enfrentará um déficit significativo no abastecimento de água. Segundo dados do
Ministério do Meio Ambiente e do Sistema Nacional de Informação e Saneamento, o
desperdício no país está em torno de 38 % de água tratada, em algumas regiões como
Norte e Nordeste esse índice pode ultrapassar os 50%, além da contaminação dos
rios e lagos que concorrem para aumentar esse estresse hídrico. Neste sentido, a
pesquisa se propõe a contribuir de forma significativa para o ensino das Ciências
Ambientais no que se refere a temática da água tendo como objetivo geral propor uma
Sequência Didática para a abordagem do tema Consumo racional da água potável
para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem com professores e alunos do 4o e
5o anos do Ensino Fundamental realizado na E.E.E.F.M. Izabel dos Santos Dias em
Icoaraci, distrito do município de Belém. A pesquisa está sendo realizada por meio da
abordagem Qualitativa, sendo utilizada para a coleta de dados a entrevista
semiestruturada para gestores e coordenadores da escola e questionários
estruturados para professores e alunos. A presente pesquisa está baseada na
concepção de aprendizagem que se orienta numa abordagem Histórico-cultural do
desenvolvimento humano, a partir do Socio-interacionismo de Lev Vygotsky (2001;
2007; 2008) e na proposta metodológica de ensino por meio de Sequência Didática
de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Os resultados parciais mostram a necessidade
de estimular os alunos a pensar o meio ambiente como extensão de sua vida e que
suas ações individuais e coletivas interferem diretamente nesse meio. Deve-se tratar
a água como elemento natural, finito e fundamental para a sobrevivência, tendo o
cuidado para não a desperdiçar na prática diária favorecendo seu consumo racional.