A GEOEDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO GEOLÓGICO DE VILA PEDRA EM IRITUIA-PA.
Geodiversidade.. Patrimônio Geológico. Geoeducação. Ciências Ambientais.
Ainda hoje há uma maior valorização e divulgação da biodiversidade em detrimento da geodiversidade, visto que grande parte das referências ao patrimônio natural limita-se à descrição de aspectos relacionados com a fauna e a flora. O desconhecimento por parte da sociedade com relação ao patrimônio abiótico, gera alguns problemas ambientais e destruição de locais de interesse e/ou valores diversos. O viés educativo da Geologia pode constituir uma forma de sensibilizar as pessoas para a proteção do patrimônio geológico e compreensão do valor da geodiversidade. A conscientização para conservação da geodiversidade, em espaços de educação formal, exige abordagens que envolvem a participação de diferentes áreas do conhecimento, ‘relacionando-se de forma direta com as ciências ambientais, que por meio da geoconservação envolve todas as ações empreendidas no sentido de preservar a geodiversidade. Neste contexto, a localidade de “Vila Pedra” situada em Irituia/PA, se apresenta constituída por afloramentos de rochas sedimentares com características geológicas, geomorfológicas e paleontológicas que justificam a implantação de estratégias de geoconservação. Questiona-se de que maneira podem ser construídas e implantadas estratégias capazes de promover a geoconservação de geossítios de valores notadamente reconhecidos e como proposta para responder a este questionamento, considera-se neste projeto, que a geoeducação no ensino básico aliada ao incentivo ao geoturismo local, podem ser desenvolvidos como estratégias para a conservação desses geossítios. O objetivo do trabalho é promover estratégias de conservação do geossítio de “Vila Pedra”, através da inserção da geoeducação no ensino fundamental, em escolas da rede municipal de Irituia, e a utilização deste espaço não formal para o ensino em ciências ambientais. A presente pesquisa se enquadra como exploratória, com uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação.