FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RESULTADOS DIDÁTICOS
PEDAGÓGICOS DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO.
Formação de Professores. Especialização Educação Ambiental.
Cursistas. Espaços sustentáveis.
Este trabalho trata sobre a formação de professores no curso de
especialização em Educação Ambiental, com ênfase em espaços educadores
sustentáveis, ofertado pela UFPA/GEAM a partir das orientações e financiamento do
MEC/SECADI, com o objetivo de fortalecer a Política Nacional de Educação
Ambiental/PNEA. que foi criado para aprimorar os conhecimentos do educador,
trazendo novas ideias de aprendizagem, podendo fazer a diferença na prática
pedagógica em sala de aula, especificamente nas práticas ambientais. Objetivo:
Analisar as possibilidades de como transformar as orientações teóricas oriundas do
curso de formação em educação ambiental desenvolvidas pela PNEA em atividades
práticas para escolas de educação básica. Metodologia: foi adotada para análise
deste estudo a abordagem qualitativa e conceitual, e para fortalecer as ideias da
temática foi utilizada a revisão bibliográfica e documental, que permitiram buscar
resultados da veracidade da prática do curso. Os sujeitos investigados foram alunos
do primeiro curso de especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços
Educadores Sustentáveis do Polo de Belém, foi feito um levantamento da origem de
graduação, idade e localidade dos mesmos, coletadas através da ficha de inscrição.
Os produtos didáticos elaborados em equipe como requisito avaliativo da disciplina de
Instrumentação para a Educação Ambiental e a Prática Interdisciplinar, do V módulo
do curso também foi objeto de pesquisa, ressaltando que tivemos o acesso aos
mesmo através da plataforma moodle, um ambiente virtual de aprendizagem, que
auxiliava no cumprimento das atividades realizadas nos encontros presenciais e que
foram avaliadas de acordo com os critérios pré-estabelecidos postados na plataforma.
Resultado: O resultado identificou que a formação do educador em EA tornou-se
importante para melhorar a prática pedagógica na questão dos processos ambientais.
O curso proporcionou uma educação contextualizada com a realidade socioambiental,
com o propósito de estimular a construção de equipes de pesquisa e de ação em EA
e de incentivar a transformação das escolas em espaços educadores sustentáveis. E
mediante os produtos criados para melhor aprendizagem do aluno, e para continuar
incentivando o ensino do professor de EA foi proposto e criado, um guia e um manual,
que compõem um kit do educador ambiental. Conclusão: o educador, portanto,
passou a desenvolver metodologias diversificadas que vieram sanar as dificuldades
apresentadas pelo especialista, levando o mesmo a refletir sobre sua práxis para
aprimorar seu trabalho.