REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ÊNFASE EM ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS
Formacao de Professores - Educacao Ambiental - Pratica Pedagogica - Curriculo
O presente trabalho trata da analise das contribuicoes de um curso de especializacao em educacoa ambiental ofertado para professores de educacao basica e de como essas contribuicoes conseguiram se traduzir em melhorias de sua pratica pedagogico, por meio do estudo da aplicabilidade dos jogos e atividades pedagogicas construidos em uma das discilinas do curso. O trabalho tem por objetivo geral: Analisar as possibilidades de como transformar as orientações teóricas oriundas dos cursos de formação em educação ambiental desenvolvidas pela PNEA em atividades práticas para escolas de educação básica, e por objetivos especificos: Analisar a partir do PPP do curso de especialização, quais orientações teóricas do educador especialista apto a desempenhar com eficiência, se apresentam como indutoras de práticas no campo da Educação Ambiental; Identificar os produtos, materiais didático-pedagógico elaborados pelos alunos do curso de especialização e sua aplicabilidade prática; e Criar um produto que servirá de recurso didático e que incentivará o educador ambiental a criar novas estratégias pedagógicas e contribuirá na aprendizagem dos alunos.
Em termos metodologicos, orienta-se pelos pressupostos da pesquisa qualitativa, ja tendo sido desenvovlidos os procedimentos de pesquisa bibliografica e documental, e sao apresentados os resultados preiminares dessas etapas de pesquisa para efeito do processo de qualificacao.